Enchente
Prefeitura inicia remoção de famílias ribeirinhas
Famílias ribeirinhas, cujas casas deverão ser atingidas por uma nova cheia do Rio Uruguai começaram a ser retiradas de casa na tarde desta segunda-feira, 9/10. Elas estão sendo recebidas no Centro Esportivo Zona Leste, que foi preparado pelas equipes da Prefeitura de Uruguaiana e Defesa Civil para servir de abrigo durante a enchente.
O local foi preparado por um grupo de trabalho que engloba diversas secretarias municipais. Equipes das áreas de assistência social, infraestrutura e saúde estão prontas para dar o suporte necessário aos atingidos.
A mobilização ocorreu desde o final de semana, quando os altos índices de chuvas no sul do Brasil nos últimos dias, principalmente em regiões de Santa Catarina, ligaram o alerta para a necessidade de novas remoções em Uruguaiana e região. O nível do Rio Uruguai cresceu em toda a sua linha. O aumento ainda se reflete na área de Uruguaiana, onde a Defesa Civil prevê ao menos mais sete dias de elevação.
A avaliação desta segunda-feira à tarde apontou 8,17m acima do nível normal. O aumento foi de 50cm nas últimas 24h. O boletim do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) ainda prevê mais 21cm de elevação até a madrugada desta terça-feira, 10/10, o que resultaria em 8,21m acima do nível normal. O prognóstico de crescimento nas próximas horas também abrange as regiões de São Borja e Itaqui.
Na enchente do último mês de setembro, o Rio Uruguai na altura do município registrou como maior número os 9,75m acima do nível normal. Desta vez, o monitoramento aponta que os níveis podem ser ainda maiores.
Deixe seu comentário