"Lei e Ordem" desmantela quadrilha e prende 26 em Uruguaiana
Covid-19
Vacina bivalente já está disponível nos postos de saúde
Ascom PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Até segunda-feira haviam sido vacinadas 134 pessoas com a dose da bivalente no município.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) deu início nesta semana, à vacinação bivalente contra a Covid-19 para pessoas com 70 anos ou mais, os imunocomprometidos a partir dos 12 anos de idade, os indígenas, ribeirinhos e quilombolas, todos a partir dos 12 anos.
A vacinação bivalente ainda não está disponível em todos os postos de saúde do município. No momento é possível se vacinar nas seguintes Estratégias de Saúde da Família (ESF): ESF 1 Rui Ramos, ESF 5 Tarrago, ESF 7 União das Vilas, ESF 14 Tabajara Brites, ESF 15 Hípica I e II, ESF 21 Centro e ESF 23. O horário de funcionamento é das 8h às 11h e das 14h às 17h.
Segundo a última atualização de dados feita pela SMS, até segunda-feira, 20/2, haviam sido vacinadas 134 pessoas com a dose da bivalente no município. Os dados referem-se aos vacinados nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e no posto de saúde central. A enfermeira Eduarda Oliveira, afirma que “a vacina estará disponível em todas as Estratégias de Saúde da Família, inclusive interior a partir da próxima segunda, dia 27/02”.
Eduarda também destacou as dificuldades em relação a se ter os dados de todas es ESFs em que a vacina está disponível, “o controle é semanal e fechamos somente na segunda, e o sistema de registro do Ministério da Saúde ainda não está em funcionamento”.
A primeira fase da imunização, que foi atualizada para as novas cepas do coronavírus, incluindo a variante Ômicron, teve lançamento na última semana, com a vacinação das pessoas que vivem em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs).
O Ministério da Saúde planejou a vacinação em fases, sendo que nelas foram estabelecidos os grupos prioritários à imunização. Ficam para a 2ª etapa, prevista para março, os idosos compreendidos na faixa entre 60 e 69 anos de idade.
Esquema da imunização bivalente
Estarão aptos ao recebimento do imunizante bivalente todos os usuários do SUS que tiverem em dia com o esquema primário da vacinação contra covid-19, ou seja, as duas primeiras doses (ou dose única) das vacinas monovalentes, disponibilizadas até então. Nestes casos, bastará procurar a dose atualizada na rede pública, respeitando o intervalo de quatro meses da última aplicação.
Pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina contra a Covid, deverão primeiro iniciar ou completar o esquema primário. Concluído o processo, a bivalente precisará do intervalo de quatro meses para a aplicação.
Deixe seu comentário