URUGUAIANA JN PREVISÃO

Covid-19

Vacina bivalente já está disponível nos postos de saúde

Ascom PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Até segunda-feira haviam sido vacinadas 134 pessoas com a dose da bivalente no município.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) deu início nesta semana, à vacinação bivalente contra a Covid-19 para pessoas com 70 anos ou mais, os imunocomprometidos a partir dos 12 anos de idade, os indígenas, ribeirinhos e quilombolas, todos a partir dos 12 anos.

A vacinação bivalente ainda não está disponível em todos os postos de saúde do município. No momento é possível se vacinar nas seguintes Estratégias de Saúde da Família (ESF): ESF 1 Rui Ramos, ESF 5 Tarrago, ESF 7 União das Vilas, ESF 14 Tabajara Brites, ESF 15 Hípica I e II, ESF 21 Centro e ESF 23. O horário de funcionamento é das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Segundo a última atualização de dados feita pela SMS, até segunda-feira, 20/2, haviam sido vacinadas 134 pessoas com a dose da bivalente no município. Os dados referem-se aos vacinados nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e no posto de saúde central. A enfermeira Eduarda Oliveira, afirma que “a vacina estará disponível em todas as Estratégias de Saúde da Família, inclusive interior a partir da próxima segunda, dia 27/02”.

 Eduarda também destacou as dificuldades em relação a se ter os dados de todas es ESFs em que a vacina está disponível, “o controle é semanal e fechamos somente na segunda, e o sistema de registro do Ministério da Saúde ainda não está em funcionamento”.

A primeira fase da imunização, que foi atualizada para as novas cepas do coronavírus, incluindo a variante Ômicron, teve lançamento na última semana, com a vacinação das pessoas que vivem em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs).

O Ministério da Saúde planejou a vacinação em fases, sendo que nelas foram estabelecidos os grupos prioritários à imunização. Ficam para a 2ª etapa, prevista para março, os idosos compreendidos na faixa entre 60 e 69 anos de idade.

Esquema da imunização bivalente

Estarão aptos ao recebimento do imunizante bivalente todos os usuários do SUS que tiverem em dia com o esquema primário da vacinação contra covid-19, ou seja, as duas primeiras doses (ou dose única) das vacinas monovalentes, disponibilizadas até então. Nestes casos, bastará procurar a dose atualizada na rede pública, respeitando o intervalo de quatro meses da última aplicação.

Pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina contra a Covid, deverão primeiro iniciar ou completar o esquema primário. Concluído o processo, a bivalente precisará do intervalo de quatro meses para a aplicação.

Banco de sangue necessita de doadores Anterior

Banco de sangue necessita de doadores

Caixa anuncia suspensão definitiva de empréstimos consignados do Auxílio Brasil Próximo

Caixa anuncia suspensão definitiva de empréstimos consignados do Auxílio Brasil

Deixe seu comentário