desastres
Defesa Civil capacita municípios da fronteira para agir diante de desastres

Divulgação/CREPDEC6. imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Curso Básico de Proteção e Defesa Civil é promovido em Uruguaiana.
Uruguaiana sediou, entre os dias 02/04 e 03/04, a primeira edição do Curso Básico de Proteção e Defesa Civil, com foco na gestão de riscos e desastres em nível municipal. A capacitação presencial foi promovida pela Casa Militar-Subchefia de Proteção e Defesa Civil, por meio da Coordenadoria Regional de Uruguaiana (CREPDEC 6).
O curso ocorreu no auditório do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira e contou com a presença de coordenadores municipais de 19 cidades das regiões da Fronteira Oeste e Campanha. A formação teve como objetivo qualificar não apenas os gestores locais da Defesa Civil, mas também outros profissionais envolvidos nas ações de prevenção.
A iniciativa foi realizada em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Gabinete de Estudos Climáticos (GabClima), do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).
Fortalecimento da rede de proteção
Durante os dois dias, a programação abordou estratégias para ampliar a capacidade de resposta a enchentes, temporais e demais eventos climáticos extremos. Segundo o Major Sandro Martins, coordenador da CREPDEC 6, a proposta também busca incentivar a cooperação entre os diferentes níveis de governo e garantir mais segurança à população.
A ação é parte dos esforços para construir uma rede de proteção mais eficaz diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Deixe seu comentário