URUGUAIANA JN PREVISÃO

Cena Livre

Festival Internacional de Teatro Uruguaianense acontece neste mês

João Guera/Cia Clandestinos/Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Neste ano as apresentações devem ocorrer dentro e fora do Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa 

O Cena Livre - Festival Internacional de Teatro Uruguaianense de 2024 ocorrerá entre os dias 26 e 29 deste mês. A ideia é expandir as apresentações para além do - já consagrado - palco do Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. A Cia Clandestinos de teatro, organizadora do evento, está em negociações com o poder público municipal para que a população uruguaianense também possa gozar de espetáculos ao ar livre. Nesta edição são esperadas companhias de teatro de Bagé, Porto Alegre e Viamão, além de grupos locais e de nossos hermanos de Corrientes, Argentina. 

Criado e organizado de forma independente em 2017 pela Cia Clandestinos, o Cena Livre - Festival Internacional de Teatro Uruguaianense, foi idealizado com o objetivo de difundir as artes cênicas na região. Segundo o ator e diretor da companhia, Douglas Pereira, um dos pontos fortes do festival é a forte integração entre Brasil e Argentina.  

Edições anteriores 

O evento foi realizado consecutivamente de 2017 a 2019, apresentando mostras não competitivas e competitivas, além de espetáculos convidados que tinham o intuito de fomentar a qualificação - tanto de profissionais envolvidos como do público da cidade.  A aposta nas artes cênicas deu certo: já em sua segunda edição, em 2018, o Cena Livre registrou recordes de público no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, quando - em números finais - mais de oito mil pessoas puderam apreciar a boa arte na cidade. Após um período de incertezas devido a pandemia, o Cena Livre volta à pleno em 2022 e se mantém de pé desde então.  

2025  

Em sintonia com outras companhias de teatro e pensando em dar destaque para Uruguaiana – que passaria a abrir o circuito estadual de festivais -, a partir de 2025 o festival deve ser realizado no primeiro semestre.  “De 12 festivais que ocorrem no estado, a grande maioria acontece na segunda metade do ano, então a maioria dos grupos precisa escolher em qual festival estará”, afirmou Pereira.  Para ele, a ideia é que o Cena Livre se mantenha acessível: "livre para acessar o palco, livre para assistir e livre para debater. Até por isso todas as atividades são gratuitas desde a primeira edição", destacou. 


Banco de Sangue de Uruguaiana está com estoque baixo Anterior

Banco de Sangue de Uruguaiana está com estoque baixo

Sindilojas espera aumento nas vendas relacionadas a Semana Farroupilha Próximo

Sindilojas espera aumento nas vendas relacionadas a Semana Farroupilha

Deixe seu comentário