URUGUAIANA JN PREVISÃO

Doação

Banco de Sangue de Uruguaiana está com estoque baixo

Gabriela Barcellos-JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O banco fica localizado no Hospital Santa Casa de Uruguaiana.

O Banco de Sangue Municipal precisa de doações de sangue de todos os tipos. De acordo com o Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU), que administra o serviço, os estoques estão baixos, especialmente os de sangue com fator Rh negativo. No mês de agosto, foram realizadas apenas 162 doações de sangue e 173 transfusões, incluindo todos os tipos de hemocomponentes. 

O serviço é direcionado aos pacientes atendidos pelo Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU). A maior demanda vem do serviço de oncologia da instituição, que é referência regional, e da Clínica Renal Municipal, que também é administrada pelo HSCU.  

Quem pode doar 

Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue, localizado junto ao Hospital Santa Casa, de segunda a sexta-feira das 8 às 13h. Os doadores precisam levar documento de identidade com foto. 

É preciso: pesar mais de 50kg, estar alimentado (evite alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores), estar descansado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas ou fumado nas últimas três horas; ser e estar saudável e ser sincero quanto ao histórico de saúde durante a triagem. 

Além disso, é necessário ter entre 18 e 69 anos caso seja doador recorrente, no entanto, a primeira doação só poderá ser realizada até os 60 anos. Menores de idade a partir dos 16 anos podem doar com autorização e acompanhamento de um responsável. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, e mulheres até três vezes. Ambos precisam respeitar o intervalo de 60 dias e 90 dias entre doações respectivamente. 

Não pode doar 

Há impeditivos definitivos e temporários para a doação. Não podem doar pessoas que tiveram ou tem doenças como Chagas, Malária, Sífilis e hepatite viral após os dez anos de idade; quem recebeu transfusão ou fez tatuagens ou piercings nos últimos 12 meses; quem passou por cirurgia recentemente ou é usuário de substâncias injetais. 

Quem se vacinou recentemente precisa esperar o período indicado no imunizante, assim como pessoas com quadro gripal que devem aguardar estarem curadas. No caso das vacinas contra a covid-19, por exemplo, o período de espera é de dois dias para a Coronavac e sete dias para os demais imunizantes. 

O processo de doação de sangue é relativamente rápido. O doador passará por uma triagem clínica, que inclui verificação da pressão arterial, frequência cardíacae glicose. Se estiver tudo bem, ela passa para a entrevista, na qual responderá a uma série de perguntas, que serão determinantes para a doação. Nesse momento é preciso ser sincero – o conteúdo da entrevista é sigiloso. 

Após passar pela triagem, o doador faz a coleta, que leva cerca de cinco minutos. São coletados cerca de 450 ml de sangue, dos quais uma pequena parte é utilizada para testes laboratoriais e o restante é preparado para as doações – após ser liberado pelos testes. 


Uruguaianenses são homenageados pela Federação Internacional de Educação Física Anterior

Uruguaianenses são homenageados pela Federação Internacional de Educação Física

Festival Internacional de Teatro Uruguaianense acontece neste mês Próximo

Festival Internacional de Teatro Uruguaianense acontece neste mês

Deixe seu comentário