URUGUAIANA JN PREVISÃO

Ovinos

Genética e tecnologia impulsionam a Fenovinos 2025

Nestor Tipa Júnior/AgroEffective/Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - : O objetivo é fomentar o desenvolvimento da ovinocultura, reunindo criadores, técnicos, instituições de pesquisa e público interessado

A evolução genética dos rebanhos e o uso de tecnologias avançadas na reprodução ovina serão os principais destaques da 37ª edição da Feira Nacional Rotativa de Ovinos (Fenovinos), que ocorre de 30/04 a 04/05, no Parque de Exposições Nicanor Kramer da Luz, em Vacaria. 

Promovida anualmente pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), a Fenovinos é considerada um dos principais eventos da ovinocultura nacional. A cada edição, ela acontece em um município diferente, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da atividade em diferentes regiões do país. Em 2025, o evento retorna a Vacaria pela segunda vez — a primeira foi em 1999. 

Objetivos e importância 

A feira visa incentivar o fortalecimento da cadeia produtiva da ovinocultura, aproximando criadores, técnicos, instituições de pesquisa e o público interessado. Entre os focos principais estão a valorização do trabalho dos criadores, a difusão de tecnologias de reprodução, o estímulo ao consumo de carne ovina e a geração de oportunidades comerciais.  

Durante os cinco dias de evento, mais de 600 ovelhas de diferentes raças voltadas à produção de carne e lã estarão em exposição. Os animais são oriundos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.  

A programação inclui julgamentos de raças com avaliação zootécnica; comercialização de animais de alto padrão genético; palestras e oficinas sobre manejo, nutrição, genética e reprodução; campeonato Gaúcho de Esquila, promovido pela Emater; e praça de alimentação e feira de produtos agropecuários. 

Inovação no campo 

O ponto alto desta edição, será a apresentação de tecnologias de reprodução assistida, como a inseminação artificial, que vêm elevando a qualidade da carne e da lã. Segundo a Arco, esses avanços permitem que os animais estejam prontos para o mercado em cerca de nove meses após a concepção. 


Exportações de carne suína cresceram 26,6% em março Anterior

Exportações de carne suína cresceram 26,6% em março

Inscrições abertas para dois concursos da Brigada Militar Próximo

Inscrições abertas para dois concursos da Brigada Militar

Deixe seu comentário