URUGUAIANA JN PREVISÃO

Cheia

Hidrólogo de Uruguaiana avalia o Rio Guaíba

Lattes UFRGS/Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Os ventos fortes aumentaram o volume de água.

O uruguaianense Fernando Fan, hidrólogo e professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), avaliou a situação do nível do Guaíba. Ele explicou que, apesar dos ventos fortes e das chuvas que atingiram o Estado, a subida do rio não chegou ao pior cenário previsto. 

Fan informou que os modelos hidrológicos indicam uma estabilização em torno de 5m20cm, com possíveis flutuações ligeiramente acima ou abaixo desse valor. Os ventos fortes aumentaram o volume de água, causando estragos em várias regiões do Estado, incluindo a Capital. 

Mesmo com a esperada diminuição do nível do Guaíba, ainda há instabilidade nos bairros atingidos, e há previsão de mais chuvas em maio. Fan explicou que, à medida que o nível do rio baixa, a água retorna ao Guaíba pelas mesmas drenagens e canalizações por onde entrou. Conforme o rio esvazia, as casas de bomba, que ainda não voltaram a funcionar, serão religadas. Essas estações de bombeamento ajudarão a drenar a água dos locais alagados, permitindo que a cidade passe para as próximas etapas de manutenção e recuperação, explicou. 


Se liga nessa novidade turma: Vem aí SkyFit em Uruguaiana Anterior

Se liga nessa novidade turma: Vem aí SkyFit em Uruguaiana

IGP cancela agendamentos para emissão de carteira de identidade Próximo

IGP cancela agendamentos para emissão de carteira de identidade

Deixe seu comentário