URUGUAIANA JN PREVISÃO

Proteção à Vítima

Ministério Público inaugura espaço Bem-me-quer

Clarisse Amaral/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A inauguração marca a expansão das centrais de acolhimento de vítimas, consolidando uma política institucional de atendimento humanizado

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) inaugurou em Uruguaiana, nesta quarta-feira, 26/3, a Central de Atendimento às Vítimas e Familiares de Vítimas de Crimes e Atos Infracionais, chamada de espaço “Bem-me-quer”. O projeto foi criado em dezembro de 2023, em Porto Alegre, e Uruguaiana é a oitava comarca a contar com a iniciativa. Aqui, o espaço "Bem-me-quer" será conduzido pela promotora de Justiça Greice Àvila Schmeing. 

A sala foi inaugurada pela criadora do projeto, promotora de Justiça Alessandra Moura Bastian da Cunha, coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAOCRIM) e do Núcleo de Promoção dos Direitos das Vítimas (NUVIT) do MPRS; pela subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Isabel Guarise Barrios; e pela promotora de Justiça Greice Àvila Schmeing. Representando o Poder Judiciário, esteve presente o juiz da 1ª Vara Cível, Marcelo Balicki. Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Brigada Militar também tiveram representantes. 

O objetivo das centrais é o de concretizar a condição de sujeito de direitos das vítimas de crimes, através de serviços voltados para a informação, apoio, acolhimento, reparação e promoção de meios efetivos de participação no processo penal. O projeto foi idealizado pela  

A inauguração marca a expansão das centrais de acolhimento de vítimas, consolidando uma política institucional de atendimento humanizado às vítimas. Apesar de estar presente em alguns países, esse tipo de espaço é relativamente novo no Brasil e o Rio Grande do Sul é precursor no país. 

De acordo com Greice Schmeing, Uruguaiana foi contemplada pelo projeto por ser uma comarca de entrância final e ter índices altos de crimes como feminicídio e violência contra mulher e crianças. “O Ministério Público precisa ser um espaço seguro para vítima, se vamos defendê-las precisamos conhecê-las” diz. 

A orientação do MP e de que a vítima faça o registro da ocorrência na delegacia mais próxima e, em caso de dúvidas, procure o Ministério Público. A Centra de Acolhimento às Vítimas/Espaço Bem-Me-Quer fica na rua General Hipólito, nº 3448, no mesmo prédio da sede do MP de Uruguaiana. Também é possível entrar em contato pelo número de whatsapp (55) 99727-3714.  


Hotelaria e gastronomia registram alta durante o Carnaval Anterior

Hotelaria e gastronomia registram alta durante o Carnaval

Uruguaiana terá ações alusivas ao mês da conscientização sobre autismo Próximo

Uruguaiana terá ações alusivas ao mês da conscientização sobre autismo

Deixe seu comentário