URUGUAIANA JN PREVISÃO

Direito das Pessoas Autistas

Uruguaiana terá ações alusivas ao mês da conscientização sobre autismo

Pexels. imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Corrida, capacitações e palestras marcam campanha de conscientização sobre autismo no município.

A campanha Abril Azul, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008, tem o objetivo de destacar a importância da empatia, respeito e políticas públicas voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O mês de abril é dedicado à conscientização e diversas ações serão realizadas no município para promover informação, inclusão e apoio às famílias atípicas.  

A Prefeitura Municipal preparou uma série de eventos para envolver a comunidade no Azul Abril. Durante todo o mês, especialistas na área da saúde, educação e inclusão social promoverão debates e palestras sobre o TEA, abordando temas como diagnóstico precoce, direitos das pessoas autistas e estratégias para inclusão. 

Projeto Mãos Que Incluem 

Este projeto social foi idealizado por uma mãe atípica, que, após sua caminhada de oito anos dentro do TEA, identificou desafios significativos que impactam o tratamento e a inclusão. A iniciativa tem como objetivo principal levar informações relevantes e de qualidade por meio de palestras e qualificações, especialmente voltadas para profissionais da educação, como professores, auxiliares de educação, coordenadores e diretores. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o foco é capacitar as escolas, principalmente as públicas, para que eles possam fazer o acolhimento dessas crianças atípicas. Assim, preparando os educadores para um olhar mais acolhedor e produtivo, garantindo que essas crianças tenham o suporte necessário para explorar todo o seu potencial. 

Além disso, a SMS quer realizar eventos abertos ao público em geral (como o 1º Mãos que incluem) que ocorrerá de uma a duas vezes por ano, com grandes nomes nacionais e regionais no que diz respeito à inclusão. No futuro, a iniciativa também buscará atender diretamente as famílias atípicas, oferecendo formações e capacitações para que possam auxiliar no desenvolvimento de seus filhos dentro do ambiente familiar. 

Corrida para Conscientização 

No dia 2 de abril (quarta-feira), a Secretaria de Esporte, Lazer e Inclusão vai promover uma corrida alusiva marcando o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.  

Com largada às 20h em frente à Prefeitura, na rua 15 de Novembro, o percurso será de 5 km. O evento busca não apenas apoiar as famílias atípicas, mas também envolver toda a comunidade na causa, promovendo inclusão e conscientização sobre o TEA.  

As 300 vagas para a corrida já foram preenchidas, mas a Secretaria convida toda a população a prestigiar o evento. A organização sugere o uso de roupas azuis como forma de demonstrar apoio à causa. 


Ministério Público inaugura espaço Bem-me-quer Anterior

Ministério Público inaugura espaço Bem-me-quer

Associação dos Criadores de Ovinos reelege diretoria Próximo

Associação dos Criadores de Ovinos reelege diretoria

Deixe seu comentário