Indicadores Criminais
Uruguaiana reduz demais crimes, mas tráfico cresceu
Ilustração/Pexels - Os dados são divulgados todo mês pela pasta.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul divulgou, nesta quinta-feira, 16/10, os indicadores criminais referentes ao mês de setembro. Os dados, atualizados mensalmente, auxiliam no planejamento e na definição de estratégias das forças de segurança em todo o Estado.
Em Uruguaiana, o levantamento mostra um comportamento misto nos números, com queda na maioria dos delitos monitorados, mas crescimento expressivo em um deles: tráfico de drogas.
De acordo com a SSP, o município registrou 15 ocorrências de tráfico de entorpecentes neste ano, contra nove casos no mesmo período de 2024, o que representa um aumento de 66,67%. Por outro lado, as ocorrências de posse de drogas diminuíram pela metade, passando de nove registros em setembro do ano passado para quatro neste ano, uma redução de 55,56%.
Outro indicador que apresentou retração foi o abigeato (furto de gado), com queda de 66,67%, de três casos em 2024 para apenas um em 2025. O furto também teve redução significativa, de 90 para 68 registros, o que equivale a 24,44% de diminuição.
O crime de roubo seguiu a mesma tendência, apresentando redução de 40%: foram 10 casos em 2024, contra seis neste ano. Já os estelionatos recuaram levemente, passando de 60 para 57 ocorrências, o que representa queda de 5%.
O furto de veículos também apresentou melhora, caindo de dois registros para um, uma redução de 50%. Em contrapartida, os delitos envolvendo armas e munições, que não haviam sido registrados no ano anterior, contabilizaram um caso em 2025.
O mesmo ocorreu com o homicídio doloso, que registrou uma ocorrência neste ano, após não haver casos em 2024. Já os crimes de latrocínio (roubo seguido de morte) e roubo de veículo permaneceram zerados nos dois períodos analisados.
Comparativo com o cenário estadual
Os indicadores criminais mais recentes reforçam a tendência de que 2025 deve ser um dos anos mais seguros para os gaúchos. Segundo o Observatório Estadual da Segurança Pública (Oesp), o mês de setembro registrou os menores índices de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) desde o início da série histórica, em 2010.
Foram 86 mortes violentas no Rio Grande do Sul, número que representa uma redução de 50% em relação a setembro de 2024, quando haviam sido contabilizados 173 casos. Dentro desse total, os homicídios dolosos somaram 72 ocorrências, também 50% menores que as 145 registradas no mesmo mês do ano anterior.
Assim como em Uruguaiana, o Estado também apresentou queda generalizada nos crimes patrimoniais. O número de roubos de veículos, por exemplo, atingiu o menor patamar da história, com 104 ocorrências em setembro de 2025, contra 194 no mesmo período de 2024, uma diminuição de 46%.
Os roubos a estabelecimentos comerciais também registraram retração significativa, caindo de 365 para 279 casos, o que representa uma redução de 24%. Ao comparar os resultados de Uruguaiana com o cenário estadual, é possível observar que o município segue a tendência de queda na maioria dos indicadores criminais, especialmente nos crimes patrimoniais, como furto e roubo.
Deixe seu comentário