URUGUAIANA JN PREVISÃO

Iniciativa

Sesc incentiva à retomada do setor cultural após enchentes

Freepik/Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - – Os artistas devem se inscrever via formulário no site da instituição.

O Sesc RS está lançando diversas iniciativas para impulsionar a retomada do setor cultural frente aos impactos das enchentes no Rio Grande do Sul. A partir desta quinta-feira, 6/6, será aberta a convocação pública "Nossa Arte Circula RS", destinada a artistas de circo, teatro, dança, música e literatura para participarem de circuitos culturais em várias cidades do estado.  

Neste sábado, 8/6, o "Recomeça Teatro" no Sesc Alberto Bins, em Porto Alegre, iniciará uma programação de espetáculos com ingressos solidários para arrecadar doações para a classe artística. Além disso, o Sesc na Capital abrirá um edital de ocupação, onde 90% da bilheteria arrecadada será destinada aos contemplados.  

Luciana Stello, gerente de Cultura do Sesc/RS, ressalta que essas ações visam proporcionar momentos de reflexão através da arte, além de gerar renda para os profissionais da área e estimular a economia do estado. As iniciativas fazem parte do projeto "Tchê Acolhe", do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, que busca auxiliar o povo gaúcho neste momento difícil.  

As inscrições para o "Nossa Arte Circula RS" vão de 6 a 17 de junho, com a seleção de 60 atrações divididas em circuitos por 30 cidades do interior. Cada circuito contará com apresentações de diversas áreas artísticas em um mesmo dia, com entrada gratuita. O projeto começará em agosto em Passo Fundo, Erechim, Frederico Westphalen, passando por Uruguaiana, Bagé e outras cidades do interior.  

Para participar, os artistas profissionais residentes no RS devem se inscrever através de formulário online, disponível no site do Sesc. Não serão aceitas apresentações inéditas, e cada atração selecionada participará de três apresentações. O edital completo pode ser consultado no site do Sesc/RS, e dúvidas podem ser esclarecidas por e-mail.  

O Teatro do Sesc Alberto Bins retoma sua programação cultural a partir de sábado, 8 de junho, com sessões quinzenais de grupos de Porto Alegre e região metropolitana. Os ingressos terão caráter solidário, com doações destinadas aos artistas afetados pelas enchentes. A programação inclui uma variedade de espetáculos até julho.  

Além disso, a instituição confirma a realização do 18º Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre, adiado devido às enchentes, para outubro e novembro. As Aldeias Sesc também estão confirmadas para o segundo semestre, assim como o projeto Teatro a Mil, que levará apresentações culturais a escolas públicas em várias cidades do estado. 


“Mercado da lenha” movimenta o município durante o frio Anterior

“Mercado da lenha” movimenta o município durante o frio

A 75ª Geração e Distribuição da Chama Crioula ocorrerá em Alegrete Próximo

A 75ª Geração e Distribuição da Chama Crioula ocorrerá em Alegrete

Deixe seu comentário