"Lei e Ordem" desmantela quadrilha e prende 26 em Uruguaiana
Esporte
Academia de Jiu Jtsu desenvolve projetos sociais no município
A academia Bipe Jiu Jitsu desenvolve atualmente dois projetos no município. O primeiro é o Projeto Divino Infante, idealizado pela Igreja do Carmo, através do Frei Davi, que é o coordenador. O nome vem pelo seu padroeiro, que é o Menino Jesus de Praga, o "Divino Infante".
Através do projeto são atendidas as crianças do bairro Mascarenhas de Morais. Mesmo sendo uma ação da igreja católica são recebidas crianças de qualquer religião. No local são trabalhados através do jiu-jitsu a disciplina, hierarquia e respeito ao próximo. Ao todo são 50 crianças cadastradas e 30 treinando.
O responsável pela academia, Luiz Felipe Martins Bastos salienta a importância do esporte para melhorar a vida de crianças, jovens e adultos. "Em se tratando de crianças, tenho a certeza de que os benefícios são maiores ainda. Além de todo o ensinamento sobre a filosofia da arte marcial e tudo o que engloba, o esporte traz ensinamentos para a vida e sendo, também, uma oportunidade que no futuro poderão desenvolver como atletas ou professores", destaca. "Por ser um trabalho totalmente voluntário, sempre contamos com doações para aquisição de kimonos, lanches e outros materiais que eventualmente necessite, afirma o professor.
Além do incentivo ao esporte, as crianças também são orientadas em relação ao estudo, através do reforço escolar, são atendidos estudantes com dificuldades na escola, para que possam ter ajuda de professores e melhorarem o rendimento em sala de aula. Este trabalho também é feito por professores voluntários.
A academia também desenvolve um projeto social em parceria com a Prefeitura Municipal, no bairro União das Vilas. A Escola Municipal de Jiu-jitsu na União das Vilas é um projeto social que tem a parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes (Secretário Anderson Cuco) e a Academia Bipe Bastos BJJ ( Luiz Felipe Bastos) com objetivo de levar o esporte até a comunidade e todos os seus benefícios, o projeto já acontece a seis meses e está em fase de estruturação. O projeto atende um total de 80 crianças. Neste local as aulas são ministradas pelo professor Luiz Fernando Dornelles
"Para mim, Instrutor da Academia Bipe Bastos é uma satisfação estar envolvido diretamente neste projeto onde passamos por cada dificuldade na implantação e no desenvolvimento da conexão das crianças e dos jovens com nossa arte marcial (jiu-jitsu) e é inegável o interesse da comunidade pelo esporte e emocionante ver como a comunidade responde de forma positiva quando o maior interesse é o desenvolvimento de suas crianças e jovens", afirma o professor.
Luiz ainda destaca o papel social do Jiu-jitsu para essa comunidade "ser acima de tudo uma ferramenta de inclusão social onde através do mesmo o jovem além de ter benefícios físicos e desenvolvimento motor e bem-estar aprende a conviver em grupo. A Arte Suave (Jiu-jitsu) tem como filosofia transmitir valores de persistência, disciplina e respeito atributos que ajudarão estes jovens para o resto de sua vida", destaca.
Uma das principais propostas do projeto Jiu-Jitsu, é proporcionar a oportunidade de aprendizado para crianças e jovens, ensinado não só a arte do Jiu-Jitsu, como também a filosofia da arte marcial, disciplinando-as através da mesma, que são a liberdade, a disciplina e lealdade.
Deixe seu comentário