NOVEMBRO AZUL E DIABETES
Ação especial ofertou atendimentos na praça da Estação Férrea
Nesta semana a Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou ação especial relacionada ao Novembro Azul e atendimentos para Diabetes Mellitus.
O trabalho aconteceu na Praça da Estação Férrea e contou com o apoio dos alunos do curso de Técnico em Enfermagem do Senac Uruguaiana, alunos da Medicina da Unipampa, equipe da Estratégia de Saúde da Família 6 (Posto 6 – São João) e equipe itinerante da SMS.
A iniciativa ofertou à população os seguintes serviços: verificação de pressão; glicose; testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C; atendimento da assistência farmacêutica, avaliação nutricional; e vacinação, por parte da Vigilância Epidemiológica da SMS.
Durante o Novembro Azul a SMS vai reforçar as ações de prevenção a saúde masculina que neste mês tem como objetivo alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.
Segundo a secretária adjunta da Pasta, Suziele Pivetta, os postos de saúde vão desenvolver atividades especiais, testes rápidos e campanhas de conscientização. “O homem geralmente busca os serviços de saúde de forma tardia, neste caso é esperado que algumas doenças como neoplasias, doenças cardíacas, respiratórias, diabetes, doenças do aparelho circulatório entre outras, sejam descobertas em estado avançado. Precisamos falar sobre o assunto e incentivar a consulta periódica’, disse ela.
O Novembro Azul, neste ano traz como tema central “Saúde do Homem: Imunização é Fundamental”. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apesar do aumento da expectativa de vida, os homens ainda vivem 7,1 anos a menos que as mulheres no estado. De 2017 a 2021, foram registradas 134.601 mortes de homens com idade acima de 20 anos.
Desse total, 22,66% ocorreram por doenças do aparelho circulatório e 18,36% por causas externas, como acidentes, homicídios, entre outros. Já o câncer de próstata registrou 14,8 mil casos de 2020 a 2023.
Deixe seu comentário