ENCHENTE
Acima da cota de inundação, Uruguai ainda deve crescer
Foto Defesa Civil Uruguaiana imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
As chuvas, que voltaram a se intensificar no início de novembro na região da Bacia do Rio Uruguai causaram nova elevação dos níveis dos rios. Em Uruguaiana o rio está acima da cota de inundação, e a tendência é de elevação do nível.
Nesta sexta-feira, 10/11, o rio estava 11,06 metros acima do nível normal, estacionado. Entretanto, os prognósticos apontam mais chuva a partir do final de semana, e na próxima semana, na cabeceira do Rio Uruguai na divisa com Santa Catarina.
Na região do baixo Uruguai, o excesso de chuvas que vem ocorrendo no norte do Estado e em Santa Catarina acaba refletindo no Rio Grande do Sul. Segundo dados da MetSul, o fenômeno El Niño segue atuando com intensidade moderada a forte, e isso acabará favorecendo as chuvas volumosas e mais frequentes no Estado.
Em Uruguaiana segue o alerta para que as famílias não retornem para suas casas, visto que as chuvas dos últimos dias e as que ainda estão por vir no noroeste do Estado e em Santa Catarina podem ocasionar novamente a elevação do Rio Uruguaia na cidade. “Pedimos que as pessoas mantenham a calma e permaneçam longe da área ribeirinha. Nossas equipes atuam para dar suporte aos atingidos, tanto no que diz respeito a alimentação como alojamento”, diz o prefeito Ronnie Mello.
O município contabiliza no momento 334 pessoas em abrigos da Prefeitura, que atualmente são três: Centro Esportivos Zona Leste, Nova Esperança e Ginásio da Escola Elisa Valls. Os desalojados são 2.100 pessoas, que estão em casas de familiares, amigos ou barracas.
A fim de dar maior suporte as famílias, foi criado o Fundo da Defesa Civil, “qualquer tipo de transferência que venha para o município, será centralizado nesta conta, que será utilizada para ações de prevenção, socorro e recuperação daquelas famílias que foram afetadas por qualquer tipo de desastre no município”, destaca o coordenador da Defesa Civil em Uruguaiana, Paulo Woutheres. Antigamente estes valores vinham para contas comuns do município, agora serão centralizados neste fundo, para um melhor controle e utilização do poder público
Operação de alerta
Desde o dia 5 de setembro, o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Uruguai (SAH Uruguai) está em operação de alerta, devido às fortes chuvas no estado do Rio Grande do Sul. Já foram emitidos mais de 170 boletins de alerta hidrológico pelo SAH Uruguai. Esse procedimento inicia sempre que o nível dos rios ultrapassa a "cota de alerta" nos municípios monitorados.
Com os boletins, o SGB informa sobre as cotas que o rio deve atingir nos municípios e possibilita antecipar cenários nas cidades localizadas na bacia. Desse modo, o SGB auxilia defesas civis e órgãos municipais nas atividades de prevenção e apoio às populações afetadas ou em risco de inundações.
Doações
A Prefeitura Municipal segue arrecadando doações para as famílias atingidas pela enchente e alguns produtos estão em falta neste momento, como extrato de tomate, café solúvel, achocolatado e fraldas descartáveis. As doações podem ser levadas até a Prefeitura em horário comercial.
Deixe seu comentário