Quarta dose
Autorizada imunização para pessoas com 40 anos ou mais
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira, 20/6, que a segunda dose de reforço contra a covid-19 está liberada para pessoas com 40 anos ou mais que iniciaram o esquema vacinal com a Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca. A recomendação da pasta é que a imunização com a quarta dose seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, após o intervalo de quatro meses da aplicação do primeiro reforço.
O Ministério também ressalta que quem iniciou o esquema vacinal com a dose única da Janssen também deverá reforçar a proteção contra o vírus. A última recomendação era para aplicação de dose de reforço em pessoas a partir dos 18 anos, dois meses após a primeira aplicação.
Agora, quem tem 18 anos ou mais deverá receber um segundo reforço quatro meses após o primeiro reforço. Aqueles com idade superior a 40 anos precisam de um terceiro reforço, que deverá ser aplicado após o intervalo de quatro meses do segundo. Nesses casos, a recomendação é que sejam usadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen.
Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal, a aplicação em Uruguaiana aguarda a orientação da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Conforme o Ministério, com o aumento da faixa etária, aproximadamente 9 milhões de pessoas deverão se vacinar.
Vacinação
No total, já foram distribuídas mais de 518 milhões de doses das vacinas covid-19 em todo o país, garantindo a proteção de 77% da população brasileira com as duas doses. Com exceção do grupo de cinco a 11 anos, último a ser incluído no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO), todas as outras faixas etárias estão com uma cobertura vacinal com a primeira dose superior a 90%. A cobertura com as doses de reforço vem crescendo conforme a inclusão dos grupos. Entre os idosos, a cobertura com a primeira dose de reforço chega a 92,4%.
Deixe seu comentário