20 de setembro
Barragem Sanchuri não terá desfile farroupilha
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Inspetoria Veterinária de Uruguaiana não autorizou a realização do Desfile Farroupilha na localidade da Barragem Sanchuri. O fato ocorre devido ao aumento dos casos de Anemia Infecciosa Equina (AIE) na localidade. O desfile na Avenida Presidente Vargas e no Plano Alto está mantido, conforme autorização da Inspetoria.
De acordo com o órgão, Uruguaiana tinha antes em torno de dois a quatro focos da doença por ano, entretanto, em 2022 foram registrados 21 focos de anemia equina, sendo 12 destes na Barragem Sanchuri, São Marcos e Vila do Açude.
Em 2023 o município já registra 17 focos da doença, e 15 deles são na região da Barragem. Desta forma, o órgão decidiu por suspender os desfiles naquela localidade, visto que a doença é causada por vírus, que não tem cura e que pode acometer os equídeos (cavalos, éguas, mulas, burros, jumentos, pôneis) de qualquer raça, sexo ou idade.
A doença não tem tratamento. As formas de controle na propriedade é receber apenas animais com exames negativos para AIE. No caso de animais positivos, eles devem ser sacrificados para que não haja contaminação dos animais saudáveis e possa haver o controle das moscas na propriedade. Em regiões endêmicas da doença, é importante fazer o uso de telas nas baias e uso de repelentes nos animais.
Deixe seu comentário