URUGUAIANA JN PREVISÃO

Desafios

Biblioteca sedia seminário para comunidade surda

Na quinta-feira, 28/9, foi realizado o 1º Seminário: Surdos, os Desafios na Sociedade Contemporânea. O evento ocorreu na Biblioteca Municipal e contou com a presença de cerca de 30 pessoas.

Entre os palestrantes as professoras Ana Cláudia (surda) e Maria Requiel (ouvinte) e o servidor público D'Ângelo (surdo). O cerimonial do evento foi realizado em Libras, por alunos concluintes do Curso de Libras para servidores públicos.

Ao final do evento, foi solicitado o empenho de todos para que tenhamos uma associação e um local onde surdos e ouvintes possam interagir de maneira independente e possam promover a verdadeira inclusão.

Uruguaiana dispõe atualmente de três professores de libras na rede municipal de ensino. Eles atuam em todas as escolas

A OMS estima que, até 2050, 900 milhões de pessoas podem desenvolver surdez.
No Brasil, existe a Libras (Língua Brasileira de Sinais), que é uma língua de modalidade gestual-visual, reproduzida através de gestos, expressões faciais e corporais, possuindo um alfabeto e estrutura linguística e gramatical própria.

No país, cerca de 5% da população é surda e, parte dela usa a Libras como auxílio para comunicação. De acordo com dados do IBGE, esse número representa 10 milhões de pessoas, sendo que 2,7 milhões não ouvem nada.

Multilog vence licitação e segue à frente da concessão do Porto Seco de Uruguaiana Anterior

Multilog vence licitação e segue à frente da concessão do Porto Seco de Uruguaiana

Delegacia Fluvial de Uruguaiana promove curso para Conduzir Embarcações Próximo

Delegacia Fluvial de Uruguaiana promove curso para Conduzir Embarcações

Deixe seu comentário