CHEGADA DO FRIO
Bombeiros alertam para cuidados com incêndios nas residências
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Quanto as lareiras, a orientação para que seja realizada uma inspeção anual na chaminé e a remoção da fuligem e resíduos acumulados.
A semana começou fria na fronteira oeste. Em Uruguaiana, a mínima registrada na manhã de segunda-feira, 12/6, foi de 1,5º, além de formação de geada. Com a chegada das temperaturas baixas, uma série de cuidados se fazem necessários em relação à saúde e segurança. E isso inclui cuidados contra incêndios em residência.
Com o frio, a população procura meios de se aquecer em casa, fazendo uso de estufas, lareiras e fogão a lenha. Mas o mal uso destes equipamentos pode gerar perigo de incêndios em residências, um tipo de ocorrência que, de acordo com o Corpo de Bombeiros, aumenta significativamente neste período do ano.
A orientação do Corpo de Bombeiros de Uruguaiana é que as pessoas tenham cuidado no uso de equipamentos elétricos, principalmente aquecedores. O comandante dos Bombeiros em Uruguaiana, tenente Ivaldo Jorge Trindade Martins orienta que quem tem condições faça uma revisão na sua rede elétrica, tendo em vista que a grande maioria das edificações são muito antigas e não foram pensadas para os eletrodomésticos modernos de hoje em dia.
O Tenente destaca algumas dicas importantes para a população em relação a rede elétrica, “contrate um eletricista qualificado para realizar instalações elétricas e manutenções regulares, evite o uso de extensões elétricas sobrecarregadas ou danificadas e não sobrecarregue as tomadas com muitos aparelhos ligados ao mesmo tempo. Quando não estiver usando os aparelhos eletrônicos deixe-os desligados”.
Em relação as estufas, a orientação é de se certificar que ela seja de material resistente ao fogo, e sempre mantê-la limpa de qualquer material inflamável, como papel, madeira ou produtos químicos. É preciso também verificar regularmente o sistema de ventilação para evitar o acúmulo de calor excessivo.
Outro equipamento usado nas residências são os fogões a lenha, que devem ser instalados de acordo com as instruções do fabricante e cumprir as normas de segurança.” Limpe regularmente a chaminé para evitar o acúmulo de creosoto, uma substância altamente inflamável. Mantenha uma distância segura entre o fogão a lenha e qualquer material inflamável, como cortinas ou móveis e nunca deixe o fogão a lenha desacompanhado quando estiver em uso”, afirma o Tenente.
Quanto as lareiras, a orientação para que seja realizada uma inspeção anual na chaminé e a remoção da fuligem e resíduos acumulados. “Use uma tela de proteção resistente ao fogo para evitar que brasas e faíscas escapem da lareira e mantenha uma distância segura entre a lareira e objetos inflamáveis, assim como o fogão a lenha, nunca deixe a lareira desacompanhada quando estiver em uso”, salienta.
Ivaldo Jorge explica que é preciso ter o comportamento certo para evitar esses acidentes, que são: prevenção, cuidado e atenção. Entretanto, caso aconteça um princípio de incêndio, a primeira orientação é ter calma. "A reação humana nesses momentos é justamente perder a calma, acontece um processo cerebral onde não conseguimos ter o controle das nossas emoções, então a tendência nessas horas é agir com impulso e fazer a coisa errada" diz.
Após ter mantido a calma o Tenente aconselha a verificar se a situação é controlável, caso seja e a pessoa se achar apta, pode tentar apagar. "Se tiver um extintor de incêndio, melhor, mas se não tiver, a pessoa pode usar água (se o incêndio não for em eletricidade ou com óleo), areia, farinha, ou algo que abafe o fogo", explica.
A terceira orientação é imediatamente chamar os bombeiros. "As pessoas às vezes ficam nesse processo de tentar apagar o fogo e não chamam o Corpo de Bombeiros, quando já tomou uma proporção maior fica mais difícil até mesmo para nós" relata.
“Uma dica bem interessante que eu deixo é o uso do extintor de incêndio no veículo, manter a carga dele atualizada, apesar de não ser obrigatório pela lei ele é muito útil em casos de princípio de incêndio na residência”, afirma o Tenente. “E outra dica, se possível é manter o extintor de incêndio em casa. Para quem não quer deixar aqueles cilindros gigantes, existem hoje extintores de incêndio em formato de bola, que ele é bem menor e pode deixar guardado em um ambiente. Ele tem um acionamento automático, então é apenas jogar aquele objeto no fogo, que com a temperatura ele vai estourar, vai ser acionado e vai extinguir aquele incêndio”.
Para reduzir a ameaça de uma tragédia ao usar fogões a lenha, lareiras, lençóis térmicos, aquecedores e muitos outros objetos perigosos, medidas simples podem ser adotadas, mas muitas vezes acabam passando despercebidas por quem utiliza os equipamentos, ou, não são tomadas apenas por falta de informação.
Deixe seu comentário