"Lei e Ordem" desmantela quadrilha e prende 26 em Uruguaiana
Novo equipamento
Bombeiros recebe soprador para combate a incêndio
O Corpo de Bombeiros Militar em Uruguaiana recebeu na quinta-feira, 12/1, um soprador para auxiliar no combate aos incêndios em campo. A Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana entregou a doação do equipamento ao comandante e ao subcomandante do 1° Pelotão de Bombeiro Militar de Uruguaiana, tenente Ivaldo Jorge e sargento Silvio Lemos.
Segundo Lemos, o uso de sopradores serve para agilizar e facilitar a frente de trabalho dos combatentes em incêndios em vegetação. Consequentemente auxiliarão na preservação do meio ambiente, de bens móveis e imóveis de moradores principalmente na área rural.
De acordo com um estudo realizado pela corporação, o emprego do aparelho é cabível em situações em que se utilizaria o abafador, no entanto, com bem menos esforço e em menor tempo para execução. O documento aponta que as demais fases do combate a incêndio devem ser seguidas, no entanto, contará com a vantagem de o aparelho fazer uma varredura na borda do incêndio.
O levantamento mostrou que os incêndios em vegetação se destacaram entre as ocorrências atendidas pelo pelotão de Uruguaiana, em especial nos meses de dezembro a março. Com advento do fenômeno "La Niña", no último verão, a região passou por grande período de estiagem somado a recordes de temperaturas o que intensificou a secagem das pastagens e a incidência e propagação de incêndios em vegetação.
Conforme o estudo, somente no período entre 1º de dezembro de 2021 a 31 de março de 2022, o Corpo de Bombeiros registrou 191 incêndios atendidos com estas características. Isso equivale a 47 ocorrências por mês apenas nessa área de atuação.
Deixe seu comentário