URUGUAIANA JN PREVISÃO

Comemoração

Brigada Charrua completa 101 anos

Reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Em novembro de 1940, 2ª Divisão de Cavalaria estabeleceu-se definitivamente em Uruguaiana.

Criada em 21 de fevereiro de 1922, a 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua completa 101 anos na próxima terça-feira. Quando da sua criação destinava-se a enquadrar os Comandos das Brigadas de Cavalaria existentes na época.

Sua instalação ocorreu ainda em 1922, na cidade de Alegrete e, a partir de então, testemunhou e teve participação nos eventos nacionais e regionais relevantes da história.

Nos primeiros anos de seu estabelecimento, a sede 2ª Divisão de Cavalaria foi alternada entre as cidades de Alegrete e Uruguaiana. Ao longo de sua existência, composição da 2ª Divisão de Cavalaria também sofreu alterações, evoluindo da organização quaternária que fez tradição na Zona Militar Sul - hoje Comando Militar do Sul – à sua estrutura atual.

Em novembro de 1940, 2ª Divisão de Cavalaria estabeleceu-se definitivamente em Uruguaiana, ocupando inicialmente instalações do 8º Regimento de Cavalaria, enquanto aguardava a conclusão das reformas do prédio adquirido pela União, no centro da cidade, hoje ocupado pelo Centro Cultural de Uruguaiana.

Em janeiro de 1972, fruto de extensa reorganização da Força Terrestre, a 2ª Divisão de Cavalaria foi transformada em 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. Com a criação do 10º Batalhão Logístico em Alegrete, também em 1972, a 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada completou sua organização.

Em fins de 1977, o comando da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada transferiu-se para suas atuais instalações, antes pertencentes ao Grupamento de Fuzileiros Navais de Uruguaiana que, em 1976, fora desativado. O novo Quartel-General desdobra-se às margens do Rio Uruguai, confirmando a vocação de Grande Unidade de Fronteira da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

Pela Portaria Ministerial nº 357, de 16 de julho de 1993, o Ministro de Estado do Exército, atendendo à proposta do Comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Gen Bda Gilberto Barbosa de Figueiredo, concedeu à esta GU a denominação histórica de “Brigada Charrua”, bem como o seu respectivo estandarte, no qual "um campo vermelho simboliza a valentia e a intrepidez da tribo Charrua", que viveu em sua área de ação, nos atuais municípios de Alegrete, Quaraí, Barra do Quaraí e Uruguaiana, cujos guerreiros, bem como seus descendentes, em grande parte, ajudaram a defender a unidade, a integridade e a soberania do Brasil na área.

Bioma Pampa alcançou a menor área de superfície de água Anterior

Bioma Pampa alcançou a menor área de superfície de água

Receita passa a permitir quitação de débitos com cartão de crédito Próximo

Receita passa a permitir quitação de débitos com cartão de crédito

Deixe seu comentário