TURISMO
Califórnia da Canção será destaque no Festival Gaúchos 2025

Jean Xavier/Especial/JC - Comitiva de Uruguaiana participou do lançamento oficial do evento, em Gramado
A Califórnia da Canção Nativa, realizada há mais de cinco décadas em Uruguaiana e considerada mãe dos festivais nativistas, será um dos ícones celebrados no Festival Gaúchos – História, Cultura e Tradição 2025, que ocorre na Serra Gaúcha, entre os dias 5 e 28 de setembro. O lançamento do festival ocorreu na última sexta-feira, 18/7, em evento na Câmara de Vereadores de Gramado, com a presença de uma comitiva uruguaianense, formada por lideranças políticas e culturais.
Com 25 dias de programação confirmados, o festival, que está em sua segunda edição, celebrará a cultura do Rio Grande do Sul em diversas cidades da Serra Gaúcha. E, pela força da sua tradição, Uruguaiana deve ser um dos grandes destaques da edição 2025.
Representando o município, estiveram presentes o ex-prefeito Ronnie Mello; o secretário de Governo Paulo Fossari; o secretário de Cultura Lourival Gonçalves; a presidente da Califórnia da Canção Nativa, Melissa Mello; e o jornalista e produtor cultural Everaldo Jacques.
A agenda teve início com uma reunião no gabinete do prefeito de Gramado, Nestor Tissot, acompanhado do secretário de Cultura, Jonas da Silva. Na ocasião, foram discutidas possibilidades de cooperação entre os municípios em projetos conjuntos de turismo de experiência e turismo de compras, com ênfase no intercâmbio cultural e comercial entre a fronteira e a Serra Gaúcha.
Na sequência, a comitiva foi recebida pelo presidente da Câmara, vereador Ike Koetz, e demais parlamentares, antes de participar da cerimônia de lançamento do festival.
Califórnia
O tributo previsto no cronograma do evento reconhece a Califórnia como berço de grandes nomes da música regional e patrimônio imaterial da cultura sul-rio-grandense. "Uruguaiana tem papel decisivo na construção da identidade cultural do nosso estado. Fazer parte do Festival Gaúchos com essa representatividade é uma conquista não apenas da cidade, mas da fronteira como um todo", destacou a presidente da Califónia da Canção, Melissa Mello.
Além do reconhecimento cultural, a presença de Uruguaiana no festival representa uma estratégia de posicionamento da cidade no mapa do turismo estadual. Com sua riqueza histórica, tradição artística e potencial econômico, o município se insere cada vez mais em eventos de grande porte, consolidando sua liderança como polo de cultura e integração regional.
A presença uruguaianense no evento é resultado da articulação do gabinete da vereadora Dra. Maria de Fátima, em parceria com o Instituto RSNASCE e os organizadores do Festival. Um dos objetivos centrais da visita é garantir a inclusão de um tributo especial à Califórnia da Canção Nativa na programação oficial de 2025 — uma justa homenagem ao mais longevo e respeitado festival nativista do Rio Grande do Sul.
A programação completa do Festival Gaúchos 2025 será divulgada nos próximos dias, com expectativa de impactar cerca de um milhão de pessoas ao longo dos 25 dias de evento.
Deixe seu comentário