"Lei e Ordem" desmantela quadrilha e prende 26 em Uruguaiana
Dia 8/10
Cartórios de Notas farão mutirão de atendimento
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Os Cartórios de Notas do Rio Grande do Sul realizam neste sábado, 8/10, uma Jornada de Assessoramento Notarial gratuita. O mutirão, que ocorrerá em Uruguaiana e em outras 23 cidades, busca orientar população sobre atos essenciais como escrituras de compra e venda, divórcios, testamento, união estável e inventário. O atendimento ocorrerá das 9h às 12h na Biblioteca Municipal.
A iniciativa busca promover o assessoramento jurídico gratuito à população em temas como escrituras públicas de compra e venda, doação, inventário, partilha, união estável, divórcio, testamento e demais atos que envolvam negócios pessoais e patrimoniais dos cidadãos. A ação também tem o objetivo de esclarecer dúvidas da população sobre temas relacionados aos serviços notariais, assim como aproximar a atividade do tabelião de notas de sua comunidade e mostrar a importância da atividade para os poderes constituídos.
O cidadão interessado em consultar o seu tabelião de preferência para esclarecer dúvidas e obter orientação jurídica notarial pode comparecer ao local de atuação especial da Jornada em seu município e realizar a consulta, sem pagar qualquer taxa ou custo pelo aconselhamento.
Ao todo 24 cidades e 35 Tabelionatos de Notas participam desta primeira edição piloto no Brasil. Em 2023, a atividade deverá abranger todos os Cartórios do Estado e ser expandida para outras unidades da Federação.
O presidente do Colégio Notarial do Brasil - Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), José Flávio Bueno Fischer, a Jornada de Assessoramento Notarial de Portas Abertas é uma ação destinada a dar aos cidadãos a oportunidade de compreender melhor os seus direitos e como os atos notariais podem proteger seu patrimônio e suas relações pessoais.
A iniciativa é conduzida pelo e acontece em homenagem ao Dia Internacional do Notário, comemorado mundialmente no dia 2 de outubro, já é realizada em diversos outros países dentre os 91 que atuam no modelo do notariado latino, o mesmo praticado no Brasil, e conta com o apoio da União Internacional do Notariado (UINL) e CNB.
Deixe seu comentário