Igreja Católica
Catedral confirma tapetes de Corpus Christi
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira, 16/6, será marcado pela exposição dos tapetes confeccionados pela igreja católica em Uruguaiana. A partir de 9h, crianças, jovens e adultos que fazem parte da catequese e grupos de fiéis organizarão a arte na Rua Santana em frente a Catedral de Nossa Senhora de Sant'Anna. Já na parte da tarde, ocorrerá a única missa do dia, às 15h, que contará com a presença de todas as paróquias da cidade, seguida por uma procissão ao redor da Praça Barão do Rio Branco.
Segundo o padre Artur Friggi, a missa solene é a celebração é de Jesus presente nas vidas dos fiéis, na igreja e no mundo. Já a procissão é uma forma de adoração ao Santíssimo e o sacramento de Jesus presente na Eucaristia. "A procissão é a manifestação pública de Jesus. É como ser Jesus estivesse presente na cidade e na nossa vida. Esta é a nossa manifestação de fé na Eucaristia e em Jesus Cristo", conta.
Já os tapetes, segundo o Padre, são um sinal de recepção, lembrando da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém em que foi acolhido com festa. A manifestação do acolhimento e alegria em Jesus Cristo é demonstrada nos desenhos das obras de arte, que são estampadas com referências de textos bíblicos e símbolos eucarísticos.
O Padre relata que a festa de Corpus Christi é a celebração do mistério da Sagrada Eucaristia, que é comemorada desde o século 13 após criação do Papa Urbano IV. A festividade se espalhou pelo mundo se tornando uma liturgia de toda a Igreja. O dia do Corpus Christi é o dia da festa e do corpo de Cristo e sangue de Cristo onde a Igreja manifesta o louvor e a fé publicamente. A ocasião serve para que a fé e a alegria sejam renovadas por todos os fiéis.
A data é celebrada sempre na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade e está diretamente ligada ao ciclo da Páscoa. "Isso ocorre porque foi em uma quinta-feira que Jesus celebrou A Última Ceia com seus discípulos. A fundamentação disso pode ser encontrada no evangelho segundo São João, capítulo 6, nos versículos 55 a 58", afirma.
Além disso, no antigo testamento o povo se alimentou com o maná que caiu do céu. Agora o alimento do povo de Deus, depois de Jesus Cristo, é a Eucaristia pois promove a fé que impulsiona a esperança e o amor. "Essa é a festa da presença amorosa de Jesus entre nós. A Eucaristia é um símbolo do amor de Jesus por nós. Isso foi mostrado quando Jesus veio ao mundo e morreu pregado na cruz para nos salvar. Dessa forma, lembramos a Eucaristia para termos presente o corpo e o sangue de Jesus. O derramamento do sangue d'Ele foi por amor e esta é a maior prova de amor que a humanidade já ouviu falar".
Deixe seu comentário