URUGUAIANA JN PREVISÃO

Igreja Católica

Catedral confirma tapetes de Corpus Christi

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira, 16/6, será marcado pela exposição dos tapetes confeccionados pela igreja católica em Uruguaiana. A partir de 9h, crianças, jovens e adultos que fazem parte da catequese e grupos de fiéis organizarão a arte na Rua Santana em frente a Catedral de Nossa Senhora de Sant'Anna. Já na parte da tarde, ocorrerá a única missa do dia, às 15h, que contará com a presença de todas as paróquias da cidade, seguida por uma procissão ao redor da Praça Barão do Rio Branco.

Segundo o padre Artur Friggi, a missa solene é a celebração é de Jesus presente nas vidas dos fiéis, na igreja e no mundo. Já a procissão é uma forma de adoração ao Santíssimo e o sacramento de Jesus presente na Eucaristia. "A procissão é a manifestação pública de Jesus. É como ser Jesus estivesse presente na cidade e na nossa vida. Esta é a nossa manifestação de fé na Eucaristia e em Jesus Cristo", conta.

Já os tapetes, segundo o Padre, são um sinal de recepção, lembrando da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém em que foi acolhido com festa. A manifestação do acolhimento e alegria em Jesus Cristo é demonstrada nos desenhos das obras de arte, que são estampadas com referências de textos bíblicos e símbolos eucarísticos.

O Padre relata que a festa de Corpus Christi é a celebração do mistério da Sagrada Eucaristia, que é comemorada desde o século 13 após criação do Papa Urbano IV. A festividade se espalhou pelo mundo se tornando uma liturgia de toda a Igreja. O dia do Corpus Christi é o dia da festa e do corpo de Cristo e sangue de Cristo onde a Igreja manifesta o louvor e a fé publicamente. A ocasião serve para que a fé e a alegria sejam renovadas por todos os fiéis.

A data é celebrada sempre na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade e está diretamente ligada ao ciclo da Páscoa. "Isso ocorre porque foi em uma quinta-feira que Jesus celebrou A Última Ceia com seus discípulos. A fundamentação disso pode ser encontrada no evangelho segundo São João, capítulo 6, nos versículos 55 a 58", afirma.

Além disso, no antigo testamento o povo se alimentou com o maná que caiu do céu. Agora o alimento do povo de Deus, depois de Jesus Cristo, é a Eucaristia pois promove a fé que impulsiona a esperança e o amor. "Essa é a festa da presença amorosa de Jesus entre nós. A Eucaristia é um símbolo do amor de Jesus por nós. Isso foi mostrado quando Jesus veio ao mundo e morreu pregado na cruz para nos salvar. Dessa forma, lembramos a Eucaristia para termos presente o corpo e o sangue de Jesus. O derramamento do sangue d'Ele foi por amor e esta é a maior prova de amor que a humanidade já ouviu falar".


Carne produzida no Pampa recebe selo de identificação Anterior

Carne produzida no Pampa recebe selo de identificação

Uruguaiana lidera ranking de atendimentos em maio Próximo

Uruguaiana lidera ranking de atendimentos em maio

Deixe seu comentário