URUGUAIANA JN PREVISÃO

Neste domingo

Cerca de 30 mil pessoas devem homenagear Navegantes e Iemanjá

Jairo Souza/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Este domingo, 2/2, será de homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá, protetora dos pescadores e navegadores. São esperadas cerca de 20 mil pessoas para a procissão da igreja católica e dez mil para a procissão das religiões de matriz africana.

"A procissão de Navegantes tem grande importância para a nossa cidade pela grande tradição cultural que ela manifesta. É uma procissão que tem mais de 100 anos, então não é só um evento religioso que nós iremos ter, mas é um grande evento cultural. Uma procissão que foi passada de pai para filho, de avós para os netos e em todas as cidades que são margeadas pelo Rio se cultiva essa grande devoção a mãe dos Navegantes", ressalta o Frei Raphael Rodrigues, da Igreja Nossa Senhora do Carmo. "Como o tema da procissão desse ano é 'Com a Mãe de Navegantes cuidemos uns dos outros', em consonância com a campanha da fraternidade e o grande exemplo da Irmã Dulce, nossa última Santa brasileira que foi canonizada, que nos ensina a ter cuidado com as pessoas, a cuidar dos outros, em especial aqueles que mais precisam", acrescenta. "Eu, Frei Raphael, em nome da Igreja do Carmo, desejo que de fato, seja uma grande procissão e fortaleça a fé de cada fiel de Navegantes, que possa ser um momento muito especial para a nossa comunidade", finaliza.

A procissão fluvial inicia às 19h45 e às 20h a terrestre. A saída é ao lado do Iate Clube Tamandaré e a missa ocorre na Igreja do Carmo.

A concentração para a procissão das religiões de matriz africana inicia às 19h, e terá saída às 20h, da rua General Vitorino, nº 2941. "Vai percorrer as ruas General Vitorino, Prado Lima, Duque de Caxias, Tiradentes, Treze de Maio e a chegada ao lado da Ponte Internacional", explica o babalorixá Jorge Quirino de Oxalá, presidente da Sociedade Espiritualista de Umbanda de Uruguaiana (Aruanda) e do Conselho de Religião do Estado do Rio Grande do Sul (Confubrás), entidades que organizam as homenagens junto com a Delegacia da Federação das Religiões Afro-brasileiras (Afobrás) de Uruguaiana.

"A gente espera, neste ano, fazer uma procissão ainda maior, com a participação de toda a população, independente da sua religião. Aquela pessoa que tem fé com Nossa Senhora dos Navegantes e com Iemanjá, que participe. Que os irmãos de religião se deem as mãos e que promovam uma das maiores procissões juntos", deseja Quirino. "A nossa religião, tem hoje, mais de 40 mil pessoas praticantes direta ou indiretamente em Uruguaiana", conta.

 

Inicia segunda o cadastro para mais uma etapa do programa de castrações Anterior

Inicia segunda o cadastro para mais uma etapa do programa de castrações

Prefeitura orienta profissionais de saúde sobre o coronavírus Próximo

Prefeitura orienta profissionais de saúde sobre o coronavírus

Deixe seu comentário