URUGUAIANA JN PREVISÃO

Formação

Curso capacita para atendimento ético e legal em casos de aborto

Ilustração Pixel - Iniciativa busca qualificar as equipes locais para assegurar que o atendimento em saúde esteja alinhado à legislação

Na próxima quinta-feira, 14/8, o Fórum Aborto Legal RS promoverá uma capacitação presencial para profissionais da rede de serviços, gestores públicos e representantes da sociedade civil da Fronteira Oeste, às 14h, no auditório do Ministério Público Estadual, localizado na Rua General Hipólito, nº 3448. O encontro é direcionado aos municípios de Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambara, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel e Uruguaiana. 

O objetivo do evento é capacitar os profissionais para que possam atuar com base na legislação vigente, garantindo um atendimento ético, humanizado e eficiente às pessoas que, em situações específicas previstas em lei, buscam acolhimento e suporte na rede de saúde. A capacitação reforça os protocolos do SUS para atendimento em casos de violência sexual e interrupção legal da gravidez, sem promover ou incentivar o aborto, mas assegurando o cumprimento dos direitos e o cuidado digno. 

Esta é a segunda ação do Fórum Aborto Legal RS na região. A organização, criada em 2015, atua no monitoramento e na qualificação das práticas que asseguram o cumprimento da lei, com foco na proteção e no respeito às pessoas atendidas. 

Originalmente prevista para o formato virtual, a capacitação foi transferida para o presencial devido às fortes chuvas que atingiram a região em junho. A participação é certificada, e as inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível no link bit.ly/4kZwMxO. 

A iniciativa busca qualificar as equipes locais para assegurar que o atendimento em saúde esteja alinhado à legislação, priorizando o respeito, a segurança e a dignidade das pessoas assistidas. O foco é especialmente relevante em regiões que enfrentam desafios geográficos e estruturais. 

Programação: 

Acolhimento de mulheres e pessoas gestantes na rede de atenção — Claudia Prates, da Marcha Mundial de Mulheres e Fórum Aborto Legal RS. 

Protocolos e fluxos de atendimento em casos de violência sexual e interrupção legal da gestação — Camila Bonalume Dall’ Aqua, representante da Área Técnica da Política de Saúde da Mulher da SES/RS. 
 


Rio Grande do Sul tem a CNH mais cara do Brasil Anterior

Rio Grande do Sul tem a CNH mais cara do Brasil

Plano de contingência deve ser anunciado até terça-feira, diz Alckmin Próximo

Plano de contingência deve ser anunciado até terça-feira, diz Alckmin

Deixe seu comentário