URUGUAIANA JN PREVISÃO

“Trapo”

Curta de Uruguaiana vence prêmio no Festival de Cinema de Gramado

Cleiton Thiele / Pressphoto Oficial - O curta “Trapo” conquista prêmio e mostra que produções do interior também têm espaço no cenário nacional.

No domingo, 17/8, o curta-metragem uruguaianense “Trapo”, dirigido por João Chimendes, venceu o prêmio de Melhor Curta Gaúcho no 53º Festival de Cinema de Gramado, um dos eventos mais prestigiados do audiovisual brasileiro. A premiação, que começou no dia 13 e segue até 23/8, ocorreu no Palácio dos Festivais, durante a entrega do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra de Curtas Gaúchos, reunindo 18 produções de 10 cidades gaúchas. 

“Para nós, de Uruguaiana, receber esse prêmio é emocionante. Eu nem sei o que dizer. Muito obrigado a todos que assistiram ao filme”, disse Chimendes ao subir para receber o prêmio. 

Trapo foi produzido de forma independente e acompanha a trajetória de Léo, menino de Uruguaiana que enfrenta a despedida da amiga Manu, quando ela se muda para Porto Alegre levando consigo o celular que compartilhavam. Após a partida de Manu, Léo precisa conseguir outro aparelho, e o curta explora, de forma sensível, os laços afetivos da infância. 

No momento em que foram anunciados os vencedores, o elenco e os produtores subiram ao palco com muita alegria. Em seu discurso, o diretor João Chimendes comentou: 
 

“Quando éramos crianças, sonhávamos em mostrar nosso trabalho, e para João e para o Felipe mais novo, fica a mensagem: vale a pena insistir, vale a pena fazer cinema, mesmo vindo do interior.” 

 

Com talento e dedicação, “Trapo” coloca Uruguaiana no mapa do cinema brasileiro, celebrando a força da arte local e a criatividade da nossa juventude. Cleiton Thiele / Pressphoto Oficial

Equipe e produção 

Com 19 minutos de duração, o curta foi produzido pela Fora D’Água Filmes e co-produzido pelo Grupo Tearte. A direção e roteiro são de João Chimendes, com coautoria de Felipe Oliveira. A direção de fotografia ficou a cargo de Felipe Oliveira, enquanto a direção de arte foi assinada por João Chimendes e Felipe Oliveira. A montagem foi realizada por Chimendes, o som direto por Karina Chimendes e Maria Eduarda Nogueira. A trilha sonora é de Arthur Barbosa, e a mixagem de som ficou com Garden Math. A produção de set contou com Carlos Vaz Martins, Hendrike Miguel e João Guerra. 

O elenco inclui Leonardo Oliveira, Renata Aquino, Emanuela Helena, Flora Silva, Paula Ferreira e Carlos Vaz Martins, com fotografias registradas por Vitoria Jaques. 

Em seu agradecimento, Chimendes reforçou a importância do trabalho em equipe:  “Agradecemos imensamente o trabalho de nossa equipe, que coletivamente criou e deu forma a esse emaranhado de trapos.” 

 

O curta “Trapo” conquista prêmio e mostra que produções do interior também têm espaço no cenário nacional.Cleiton Thiele / Pressphoto Oficial

Premiação 

 

Além do troféu, o vencedor recebeu R$11 mil. As demais categorias da mostra concederam R$ 5,5 mil aos premiados. O Júri da Crítica entregou seu prêmio a Trapo, representado por Daniel Rodrigues, presidente da ACCIRS. 

O feito coloca Uruguaiana em evidência nacional, mostrando que produções do interior podem alcançar relevância significativa, fortalecer a identidade cultural do estado e valorizar talentos locais. Além disso, evidencia a importância de políticas públicas que incentivem a participação de pessoas na arte e promovam a diversidade cultural, seja no audiovisual ou em outras expressões artísticas. 


Colégio Agrícola forma nova turma de técnicos em Agropecuária Anterior

Colégio Agrícola forma nova turma de técnicos em Agropecuária

Novas instalações de trânsito reforçam segurança na BR-472 Próximo

Novas instalações de trânsito reforçam segurança na BR-472

Deixe seu comentário