URUGUAIANA JN PREVISÃO

Enchente

Defesa Civil diz que enchente deve chegar aos 11 metros

O rio Uruguai continua crescendo em Uruguaiana e o trabalho por parte da Prefeitura Municipal e Exército aumentou nas últimas horas.

Famílias estão sendo retiradas de suas casas e levadas para o abrigo instalado no Centro Esportivo Zona Leste ou lares de amigos e familiares. Até o final de segunda-feira, o boletim divulgado pela PMU apontava a existência de quatro famílias desabrigadas e quatro desalojadas. Pelo menos 40 pessoas estão foram de suas casas por causa da enchente.

O rio Uruguai está neste momento com 8,81m/crescendo. Segundo Paulo Wouters, responsável pela Defesa Civil, as águas continuarão avançando. “Os indicadores apontam para uma enchente de , sendo que o Rio continuará crescendo pelo menos até sexta-feira, 15/9. É importante que a comunidade esteja alerta”, disse ele.

Redes do bem

A rede de doações não para em Uruguaiana. Desde a semana passada, quando a Prefeitura Municipal vem coordenando, ao lado do Exército Brasileiro, Câmara Municipal e entidades e empresas parceiras, uma grande campanha de arrecadação de donativos para serem enviados para a região do Vale do Taquari, um grande volume de materiais vem sendo entregue nos vários  pontos de captação.

Empresas aéreas (Azul Cargo) e Rodoviárias (Planalto) estão realizando a logística de enviar desde a fronteira até os pontos de recepção, as doações feitas até agora.

Ontem, a Associação dos Free Shops de Uruguaiana encaminhou à Prefeitura 100 kits de limpeza e alimentos para serem enviados às vítimas. Através do presidente Sami Salman, as lojas francas se integraram à campanha. O prefeito Ronnie Mello recebeu os donativos e imediatamente os enviou para o local de recebimento. “Queremos agradecer a todos que estão auxiliando nessa tarefa de ajudar ao próximo”, ressaltou.

Aumento no nível do Rio Uruguai preocupa

Ao mesmo tempo que os uruguaianenses estão auxiliando nas doações às comunidades atingidas pelo temporal da semana passada, as equipes locais lideradas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil trabalham diariamente (inclusive final de semana), em atender às famílias desalojadas pela cheia do rio Uruguai. Com as precipitações dos últimos dias e o aumento dos níveis dos afluentes do rio Uruguai (Ibicuí, Ibirapuitã e cabeceiras), a cota de inundação foi superada neste fim-de-semana.

Conforme o coordenador de Defesa Civil, Paulo Wouteres, com as chuvas desta semana, provavelmente o rio Uruguai deverá trazer ainda mais problemas para as comunidades da fronteira oeste. Até o momento, as pessoas retiradas de suas residências estão sendo alojadas no Centro Esportivo Zona Leste. O Centro Esportivo Nova Esperança também está sendo preparado para receber possíveis famílias de desabrigados.

Ontem a empresa Centro das Epi´s fez a doação de materiais que serão usados pela Defesa Civil e pelo Exército Brasileiro no atendimento às demandas originadas pelo crescente aumento no nível do rio Uruguai. Foram ao todo, 20 botas com polaina; 12 capas PVC amarela, 50 capas plásticas incolor, uma calça saneamento e uma perneira virilha com bota acoplada para servirem às equipes que estão atuando nas áreas próximas à zona ribeirinha.

Ao total já foram enviadas 1.363 kg de doações, que englobam alimentos, agasalhos e material de limpeza.  

Uruguaiana envia doações para o Vale do Taquari Anterior

Uruguaiana envia doações para o Vale do Taquari

Reforma do Camelódromo deve ser concluída em janeiro Próximo

Reforma do Camelódromo deve ser concluída em janeiro

Deixe seu comentário