Das 8h às 17h
Eleição do 9º Conselho Tutelar acontece neste domingo
Giovana Petrocele imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Neste domingo, 19/1, os uruguaianenses vão às urnas escolher o 9º Conselho Tutelar de Uruguaiana, que tem 19 candidatos.
A eleição é organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uruguaiana (Comdicau), e acontece das 8h às 17h.
Locais de votação
Uruguaiana terá 13 locais de votação, inclusive com urnas no interior do município, sendo eles: Escola Municipal Dr. Crespo de Oliveira (Itapitocai), Escola Municipal Patrício Lopes (Imbaá), Subprefeitura de São Marcos, Subprefeitura da Barragem Sanchuri, Subprefeitura de Plano Alto, Subprefeitura de João Arregui, Escola Estadual Hermeto José Pinto Bermudez, Escola Municipal Moacyr Ramos Martins, Escola Municipal Marília Sanchotene Felice, Escola Estadual João Fagundes, Escola Estadual Paso de los Libres, Prefeitura Municipal e Emei Mário Quintana.
Como votar
Para votar, o eleitor deverá estar em posse do título de eleitoral e um documento de identidade com foto e comparecer na sua sessão eleitoral. Poderá votar em até cinco candidatos.
O Comdicau salienta que eleição do Conselho Tutelar é muito importante para a comunidade, ela não mobiliza grande número de pessoas para votarem, uma realidade que precisa ser mudada, pois elegerá aqueles que trabalharão para que os direitos das crianças e dos adolescentes não sejam ameaçados ou violados. Levando em consideração a situação, o Comdicau pede que a comunidade exerça sua cidadania e eleja, democraticamente, um conselheiro tutelar.
O edital com o resultado do pleito final, com divulgação dos cinco conselheiros eleitos e dos cinco suplentes, será publicado na segunda-feira, 27/1. A posse acontecerá em 31 de janeiro.
Mais informações estão disponíveis no site da Prefeitura municipal, na página do Comdicau: www.uruguaiana.rs.gov.br.
Polêmica
Após denúncia de sete candidatos ao cargo de conselheiros, acusando o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação (Sedesh), Elton da Rocha, de comportamento imoral, ele pediu afastamento das suas funções no Comdicau e Comissão Especial Eleitoral.
Em entrevista a nossa reportagem, Rocha se defendeu dizendo que publicou indicações em sua rede social como cidadão e não secretário, e que não entende como ilegalidade. "Pedi afastamento até a posse dos conselheiros para não prejudicar todo trabalho da eleição. Só que não tem ilegalidade em eu me posicionar, até porque, eu fiz isso como cidadão, que posso votar em cinco candidatos. Então não teria por que eu revelar mais que cinco candidatos, se eu não poderei votar", explicou. "Pedi afastamento para não acharem que tem algum favorecimento. Aguardo os devidos encaminhados e reitero que não tem ilegalidade nesse processo. Não há nada que diga que não se pode fazer indicações em razão de eu ser conselheiro", afirmou.
São candidatos ao cargo de conselheiro tutelar de Uruguaiana, com seus respectivos números, as seguintes pessoas:
02 - Silvio Renato Peralta
03 - Patrícia Palotti Gomes
06 - Tânia D'Avila Severo
09 - Márcia Elizabeth Pereira Azambuja
10 - José Cleverson Teixeira Puss
15 - Lidiane de Barros Chaves
17 - Maiglei Adriana Xavier
19 - Flavia Irala Kuhn
20 - Daniele Patricia Lobo
21 - Guilherme Franco Lopes
24 - Izabel Cardozo Vera
25 - Alice do Carmo Ramos Fernandes
30 - Kátia Beatriz Fernandes
37 - Soraya Salomão
38 - Patricia Lisboa Corrales da Silva
39 - Maria Inês dos Santos da Rosa
43 - Magda Rosane Marques de Oliveira
46 - Cíntia Ribas
50 - Andreia Guterres Jardim
Deixe seu comentário