Mais de 23 mil casos
Estado registra 48 mortes por dengue
A Secretaria da Saúde (SES), confirmou na terça-feira, 14/6, mais um óbito por dengue no Rio Grande do Sul. Trata-se de um homem, residente em Encantado, de 66 anos. Com esse, o total em 2023 chega agora a 48 óbitos. A pessoa tinha comorbidade e o falecimento ocorreu em 6/6.
A SES reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.
Neste ano, o Rio Grande do Sul já registra 23.208 casos confirmados da doença, dos quais 20.989 são autóctones, que é quando o contágio aconteceu dentro do Estado, com os demais sendo importados (residentes do RS que foram infectados em viagem a outro local).
Em 2022, o RS registrou seus maiores índices da doença em toda a série histórica. Foram mais de 57 mil casos autóctones e outros 11 mil casos importados. Ao todo, foram 66 óbitos em virtude da dengue no ano passado.
Situação do município
Uruguaiana registra atualmente 31 casos de dengue. Ao total são 184 notificações e 10 casos em investigação. Os casos descartados já somam 143. No momento o município não registra nenhuma internação e não possui nenhum óbito pela doença.
O Setor de Vigilância Ambiental em Saúde chama atenção da comunidade para os números relacionados à Dengue. O último Levantamento Rápido de Índice do Aedes Aegypti (LIRAa), apontou que 2.374 imóveis foram vistoriados em cinco dias de trabalho e o índice de infestação predial (IIP) foi de 9,4%. A porcentagem é considerada de risco para a ocorrência de Dengue, Zika e Chikungunya.
Deixe seu comentário