Agropecuária
Expointer 2025 tem aumento de 47,69% na inscrição de animais de argola

Créditos: Acervo Expointer - Evento registra a maior participação dos últimos 12 anos.
A edição deste ano da Expointer já apresenta um avanço significativo na participação de animais de argola, com um aumento de 47,69% no número de inscritos em comparação com o ano anterior. Ao todo, 5 107 animais estão conformados para os julgamentos na pista central do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro.
Segundo a comissão organizadora, este é o maior número de inscrições para essa categoria nos últimos 12 anos da tradicional feira agropecuária. Um dos principais fatores que impulsionaram esse crescimento foi o retorno das aves e pássaros ornamentais, que estavam ausentes nas edições recentes devido às restrições sanitárias provocadas por surtos de influenza aviária e doença de Newcastle.
Mesmo sem considerar as aves e pássaros, o volume de inscrições teve um crescimento expressivo, 21% a mais do que em 2024. Para o comissário-geral da Expointer, Pablo Charão, o número reflete a credibilidade e a força do evento entre criadores e expositores de diversas regiões. “Esse aumento mostra a confiança que o setor produtivo deposita na feira, que é uma vitrine de excelência da agropecuária brasileira”, destacou.
Destaque por categoria
O crescimento foi notado em praticamente todos os grupos de animais. No segmento dos ovinos, por exemplo, a feira contará com 997 exemplares, um número próximo à marca dos mil.
Já entre os bovinos, um fator decisivo foi o reconhecimento do Brasil como área livre de febre aftosa sem vacinação, o que permitiu a vinda de animais de diversos estados. Dos 1.381 bovinos confirmados, 260 são oriundos de fora do Rio Grande do Sul.
Os equinos também tiveram destaque, especialmente os pôneis, cuja participação mais do que dobrou em relação ao ano passado, totalizando 217 animais. A alta demanda levou à ampliação do cronograma de julgamentos, que neste ano será dividido em três dias. Segundo Charão, “a realização de uma exposição nacional da raça dentro da Expointer também atraiu um número expressivo de criadores”.
Novidades na pista
A 48ª edição da Expointer contará com duas estreias raciais entre os animais de argola: os caprinos Murciana, uma raça leiteira de origem espanhola, e os bovinos Greyman, desenvolvidos na Austrália a partir do cruzamento entre Murray Grey e zebuínos das raças Nelore ou Brahman.
Entre os retornos aguardados está a presença dos cavalos Anglo-Árabes, raça que combina o vigor do puro-sangue inglês com a resistência do cavalo árabe. O número total de animais participantes será divulgado em 14 de agosto, quando se encerra o período de inscrição dos animais rústicos, que não passam por preparação intensiva para exposição.
Deixe seu comentário