URUGUAIANA JN PREVISÃO

Rubem Berta

Gol quer retomar voo Uruguaiana/São Paulo ainda no primeiro semestre

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Voos passarão a ser operados com um Boeing 737 700, com capacidade para 138 passageiros.

Representantes da Gol Linhas Aéreas se reuniram com o governo do estado, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Uruguaiana e Prefeitura de Santa Maria, na segunda-feira, 17/4, para tratar sobre a continuidade dos voos diretos de Uruguaiana para São Paulo e de Santa Maria para São Paulo. No início do mês, a Gol anunciou a suspensão dos dois voos a partir de 9 de maio, por conta do fim do acordo de codeshare (compartilhamento de voo) com a empresa Voepass, que operacionalizava os voos utilizando uma aeronave ART 72, de 70 lugares.

No encontro, que ocorreu na Casa Civil, a Gol esclareceu que tem interesse em manter as duas rotas e que pretende que os voos sejam retomados ainda no primeiro semestre. A reunião teve a presença de três executivos da companhia aérea, o diretor de relações institucionais, Ciro Camargo; o assessor da presidência, Alberto Fajerman; e o diretor de Planejamento e Infraestrutura, Matheus Motta. Já o governo do Estado esteve representado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos e pelo secretário dos Transportes do RS, Juvir Costela, enquanto a Assembleia Legislativa foi representada pelo deputado estadual Frederico Antunes. Esteve presente também o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom e, representando Uruguaiana, o secretário de Governo, Paulo Fossari e o presidente da Câmara de Vereadores, Joalcei ‘Juca’ Gonçalves.

Boeing 737

Para operacionalização do voo a Gol Linhas Aéreas deverá escalar aeronaves Boeing 737 700 com capacidade para 138 passageiros. Como esta é uma aeronave de maior porte é necessário que o aeroporto tenha condições de recebê-la e seja autorizado para isso pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Na reunião em Porto Alegre, foi informado que tanto o Aeroporto Ruben Berta quanto o Aeroporto Municipal de Santa Maria possuem condições técnicas para isso, faltando apenas a autorização da Anac, cujo pedido deve ser encaminhado à agência pela administração do respectivo aeroporto. Tais condições estão ligadas a capacidade de peso que a pista suporta.

O CIDADE apurou que, na tarde desta quarta-feira, 19/4, a Prefeitura de Santa Maria, responsável pela administração do aeroporto daquele município, protocolou o pedido junto à Anac. Já a CCR Aeroportos, concessionaria responsável pelo Aeroporto Ruben Berta, ao ser questionada pela redação, disse que até o fechamento desta edição não recebeu nenhuma solicitação formal por parte da Gol para operações que conectem o Aeroporto de Uruguaiana a qualquer aeroporto. “A solicitação de slot (termo que define o direito a pouso e decolagem) por parte da companhia aérea é o processo que inicia a avaliação da infraestrutura necessária para determinado tipo de aeronave (no caso do Gol, o Boeing 737), e para o aeroporto de Uruguaiana, não necessita de autorização da Anac”, disse em nota.

Prazo

A interrupção dos voos entre Uruguaiana e São Paulo deverá ocorrer como anunciado anteriormente pela companhia, uma vez que o prazo para análise da autorização junto à Anac é de 30 a 60 dias. Durante a reunião em Porto Alegre, a Gol disse pretende retomar os voos o mais breve possível, ainda no primeiro semestre. A empresa necessita de 30 dias após a liberação pela Anac para colocar a rota novamente em funcionamento.

Benefícios

A troca de aeronave deverá ainda encurtar o tempo de viagem em uma hora. Há, ainda, a possibilidade de que os voos tenham como destino o Aeroporto de Guarulhos, e não mais o de Congonhas. Outro benefício esperado é a redução no valor da passagem, em razão da maior oferta.

Equipes da Seapi em alerta contra raiva herbívora na Fronteira Oeste Anterior

Equipes da Seapi em alerta contra raiva herbívora na Fronteira Oeste

Município mantém serviços essenciais no feriado Próximo

Município mantém serviços essenciais no feriado

Deixe seu comentário