ENCHENTE
Mais de mil pessoas estão fora de casa
O município de Uruguaiana enfrenta a maior enchente desde 2017. No final da tarde de ontem, 23/10, o Rio Uruguai estava 11,29 metros acima do nível normal. A verificação foi feita as 18h30min. As chuvas somaram 135 milímetros em 48 horas. Uruguaiana tem, neste momento, 1 105 pessoas fora de suas casas em razão da enchente.
A cidade registra 215 pessoas desabrigadas. Elas foram acolhidas no Centro Esportivo Zona Leste, Centro Esportivo Nova Esperança e no Ginásio do Instituto Estadual Elisa Ferrari Valls, que foi cedido pela 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE), Nos abrigos, as famílias recebem o suporte necessário por parte da Prefeitura e Defesa Civil. A ajuda inclui materiais de higiene e refeições. Os desalojados somam 890 pessoas. Elas estão na casa de parentes ou amigos. Somando as pessoas atingidas pela água e aqueles prejudicados por conta das interdições de vias públicas urbanas, são seis mil pessoas afetadas pela cheia.
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura destaca que estão sendo distribuídas cestas básicas para as famílias que estão alojadas em barracas e debaixo de lonas na beira do rio, próximo de suas casas, que são famílias que não quiseram ir para os abrigos da prefeitura e nem foram para casa de familiares.
Para as famílias que estão nos abrigos do município é distribuído almoço e através de parceria com entidades, instituições e grupos organizados também é oferecida a janta. No ginásio da escola Elisa Valls e no Centro Esportivo Nova Esperança, foi montada uma cozinha industrial, onde as próprias famílias, por opção, podem cozinhar a sua refeição com os produtos que são levados oriundos de doação.
No interior do município são quatro famílias sendo assistidas pelas subprefeituras, são adultos e crianças que estão abrigados no Centro Comunitário. Toda estrutura montada na cidade também está sendo levada para o interior.
Ações
A Prefeitura Municipal pede o apoio da comunidade na doação de alimentos variado, desde arroz, feijão, até mesmo a biscoitos que sejam de fácil consumo. As doações podem ser entregues nos pontos de arrecadação ou ainda no Drive Thru permanente em frente ao Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, das 8h30min às 21h30min.
Todas as secretarias estão envolvidas neste momento. A SMS está com equipe itinerante atendendo a todos os centros e comunidade ribeirinha que preferiu ficar próximo as suas casas. No Nova Esperança foi montado um ambulatório móvel na segunda-feira, que ao longo dosa dias também seguirá para os outros dois centros de acolhimento.
No domingo, 22/10, foi criada pela Prefeitura Municipal uma Central de Atendimentos específica para tratar assuntos relacionados à enchente que atinge o município. A ação visa concentrar e otimizar o trabalho de suporte. Pessoas que necessitarem de remoção devem contatar o número (55) 3911-3010. O número é o contato tanto da Defesa Civil do Município e Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural (Semiur).
A equipe da Defesa Civil recomenda que as pessoas solicitem ajuda antes de que a água atinja suas casas. O trabalho de remoção dos atingidos em Uruguaiana também tem o apoio do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros
A Prefeitura está dividida em equipes que estão atuando em várias frentes de atendimento, voltados para área da saúde, alimentação, distribuição de agasalhos, dentre outros, tanto na cidade como no interior.
Como doar alimentos
Na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), na Rua Dr. Maia em frente à Praça Argentina, e segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h;
Na Loja Solidária, nos fundos do Mercado Público, próxima ao Terminal de Ônibus, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h;
Nos CRAS I (Cabo Luis Quevedo); CRAS II (Bela Vista); e CRAS III (Rui Ramos), de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h.
No Restaurante Popular, na Rua Dr. Maia frente à Praça Argentina, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h;
Na Prefeitura Municipal de Uruguaiana, na Rua 15 de Novembro, 1882, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Ponte do Ibicuí
A Ponte do Rio Ibicuí, que interliga as cidades de Uruguaiana e Itaqui, foi interditada na tarde de segunda-feira, 23/10. A iniciativa se dá em razão dos altos índices registrados pelo rio nas últimas horas devido às enchentes que atingem a Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informa que não há previsão de liberação da via. A retomada do trânsito só vai acontecer no momento em que o nível do rio diminuir e que o tráfego volte a ser feito com segurança.
O caminho alternativo é por Maçambará, Alegrete, Uruguaiana, através da RS-529, RS-566 e BR-290/RS. Necessita travessia por Balsa no Rio Ibicuí na RS-529. Outra alternativa, é a Ruta 14 na Argentina, desde Santo Tomé/São Borja até Paso de Los Libres/Uruguaiana.
Deixe seu comentário