Convênio garante recursos à Casa de Acolhimento às Mulheres Vítimas de Violência
Políticas Públicas
Município volta a realizar a Conferência das Mulheres

Helena Biasi/JC. - Evento reuniu poder público e sociedade civil para debater políticas para as mulheres.
A Secretaria de Governo (Segov) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), promoveu nesta quarta-feira, 16/7, no Lions Club, a 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. Com o lema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todos”, o evento teve início às 13h e buscou fortalecer políticas públicas voltadas às mulheres, por meio da escuta ativa, do debate qualificado e da construção coletiva de propostas.
A programação contou com uma série de palestras, discussões temáticas e a eleição das delegadas e delegados que representarão Uruguaiana na etapa estadual da conferência. Após o credenciamento e abertura oficial, o evento deu início às palestras com a participação de especialistas de diferentes áreas.
Segundo a coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Juliana Tietböhl, a conferência foi pensada como um momento de união entre diferentes setores da sociedade para promover avanços concretos nas políticas públicas voltadas às mulheres. “Foi um espaço democrático, de escuta e construção coletiva, reunindo representantes da sociedade civil, do poder público, de movimentos sociais e de órgãos governamentais para debater e propor ações que fortaleçam os direitos das mulheres no município”, destacou.
Importante destacar que a Conferência foi estruturada a partir de cinco eixos temáticos centrais, que orientaram os debates e a construção de propostas ao longo do evento. Os eixos foram: Violência de gênero: múltiplas formas, dados atuais e enfrentamentos possíveis. Participação social da mulher, trabalho e renda: avanços, desafios e perspectivas. Saúde da mulher: desafios, dados e propostas. Por fim, o mundo feminino na educação.
A promotora de Justiça, Dra. Greice Ávila Schmeing, abriu a sequência de palestras do evento, trazendo reflexões importantes sobre a atuação do Ministério Público na defesa dos direitos das mulheres e o enfrentamento à violência de gênero.
Logo em seguida, foi a vez da capitã da Brigada Militar, Amanda Cavalcanti Mello de Paula, que compartilhou a perspectiva da segurança pública no combate à violência contra a mulher, destacando ações e estratégias adotadas pela corporação.
A enfermeira Maria Izabel Chuca Pozo Bartel abordou os impactos da violência na saúde da mulher, ressaltando a importância do acolhimento e da rede de atenção integral à saúde da vítima.
Na sequência, Maria Tugina Cardoso trouxe contribuições sobre a atuação social e comunitária em defesa dos direitos das mulheres, com foco na mobilização e na participação cidadã.
Encerrando o ciclo de falas, a professora Maria do Carmo Victorino falou sobre o papel da educação na promoção da igualdade de gênero, enfatizando a importância da formação crítica desde os primeiros anos escolares.
Na sequência, foram realizadas as leituras e a apuração das propostas. Às 18h, aconteceu a eleição da delegação para a fase estadual da Conferência. O encerramento foi marcado por um coffee-break.
Comissão Organizadora e representações
A Comissão Organizadora da 2ª Conferência foi presidida pela advogada Tatiele Medeiros Abbad e contou com a participação de representantes do Poder Executivo, da Câmara de Vereadores e da sociedade civil.
Pelo Executivo, integraram a comissão Juliano Fernandes Paz, Tânia Angélica Cardoso Pereira, Kelly Martins da Silva e Juliana Tozzi Tietböhl. A Câmara Municipal foi representada por Ricardo Aires Simas.
Já a sociedade civil esteve amplamente representada por Elisabete Souza Alves, Fabiane Ferreira da Silva, Marizeth Pinto Copceski, Sthépane Rodrigues Dias, Amanda Cavalcanti Mello de Paula, Jaluza Cardoso Bairros, Ana Maria Brongar de Castro, Maria Medianeira Ibanez Alberto, Alessandra Quintana Kovalski e Greice Ávila Schmeing.
Deixe seu comentário