Tabagismo
Município oferece tratamento contra o tabagismo
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O tratamento funciona por meio de sessões estruturadas em grupo.
Através de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (Inca), Uruguaiana está entre as cidades que oferecem o Programa Nacional de Controle do Tabagismo.
Se trata do uso combinado de terapia medicamentosa e terapia cognitiva. O tratamento funciona por meio de sessões estruturadas em grupo, seguidas de consultas médicas ou com dentistas, para a prescrição dos medicamentos e adesivos de nicotina, distribuídos gratuitamente pela rede SUS.
São realizados grupos de acompanhamento, o tratamento dura em torno de quatro meses e obrigatoriamente para ter acesso aos medicamentos é preciso fazer acompanhamento. Atualmente, Uruguaiana possui cinco grupos em tratamento, com uma média de 10 a 15 pessoas por grupo.
O tratamento inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo e, se necessário, terapia medicamentosa juntamente com a abordagem intensiva. Todas as indicações e a prescrição de medicamentos são feitas por médicos. Para participar do programa o paciente precisa ir até a Estratégia de Saúde do seu bairro para solicitar o encaminhamento.
O público prioritário são as pessoas com complicações pulmonares, em tratamento de câncer, diabéticos, hipertensos, adolescentes, idosos e gestantes, no entanto, o tratamento está disponível para todos, incluindo aqueles que fazem uso do cigarro tradicional ou vape. Este último tem aumentado o hábito do tabagismo entre os jovens, que desconhecem o risco do dispositivo, que pode causar diversas doenças.
O objetivo do programa é reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil. Atua seguindo um modelo para prevenir a iniciação do tabagismo, principalmente entre crianças, adolescentes e jovens e para proteger a população da exposição à fumaça do cigarro, reduzindo o dano individual, social e ambiental dos produtos derivados do tabaco.
Deixe seu comentário