Saúde
Município realizou cinco bariátricas em 2023
Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) possuem direito a realizar a cirurgia bariátrica gratuitamente. Desta forma, o paciente deve procurar a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do seu bairro para que possa ser realizado o acompanhamento. Somente neste ano, cinco pacientes passaram pelo procedimento cirúrgico. Outros 90 pacientes estão em acompanhamento atualmente.
Alguns pré-requisitos são impostos pelo Ministério da Saúde que incluem idade mínima de 16 anos; IMC maior ou igual a 40; ou IMC 35 e comorbidades comprovadas por laudo médico além de já ter esgotado as possibilidades de tratamento clínico da obesidade, com medicamentos e alterações comportamentais.
O atendimento dos pacientes se dá por encaminhamento das ESF por médico ou enfermeiro. “O primeiro atendimento é na policlínica adulta. O paciente é acolhido pela equipe e a enfermeira faz uma carteira de paciente bariátrico, solicita alguns exames e compartilha o atendimento com equipe multiprofissional, nutricionista, psicóloga e endocrinologista”, enfatiza Alyni Folletto, coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS).
O paciente fica em média dois anos em acompanhamento pela equipe para posteriormente fazer a cirurgia, se for apto. Em 2023 já foram realizadas cinco cirurgias de bariátrica.
A espera
O sofrimento de quem aguarda a cirurgia vai além da saúde física, ela atinge diretamente o sistema emocional e por isso a importância do acompanhamento psicológico. A desistência, o ganho de peso e a depressão são alguns dos registros mais comuns. A secretária adjunta de Saúde, Suziele Pivetta destaca que o papel da família e amigos também é muito importante no processo. “O paciente está fragilizado e precisa da atenção e compreensão da família. A bariátrica não é um procedimento estético.
Pacientes podem voltar a engordar
A recuperação de peso no pós-operatório pode acontecer, uma vez que, os pacientes tendem a usar táticas para “enganar a cirurgia”. “Começam a beliscar pequenas quantidades de alimento ao longo do dia, comer comidas hipercalóricas, bebida alcoólica. Bebida alcoólica é extremamente calórica, mais calórica do que açúcar. Param de fazer atividade física. Se a pessoa não se cuidar, se ela some das consultas, se psicologicamente ela não está bem, ela ai voltar a engordar”, ressaltou.
A Secretaria de Saúde destaca o Município oferece programas voltados a prática de atividades físicas através da Secretaria de Esporte e Lazer bem como por meio do Projeto de Atenção às Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dants).
Deixe seu comentário