Saúde Ocular
Município realizou mais de 800 cirurgias de catarata em 2023
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Desde 2021, o município de Uruguaiana mantém um convênio com o Hospital Santa Casa (HSCU) para realização de facoemulsificação, com implante de lente intraocular – popularmente conhecida como cirurgia de catarata. Com isso, conseguiu ampliar o número de procedimentos realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS). Somados aos procedimentos realizados através da contratualização com o governo do Estado, neste ano já foram 821 cirurgias. Destas, 701 foram realizadas na Santa Casa e outras 120 em Rosário do Sul, através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
A escolha de onde realizar o procedimento fica a cargo do paciente. De acordo com a Secretaria de Saúde, a maioria opta por realizar em Uruguaiana e, em decorrência disso, muitos aguardam na fila de espera, que atualmente conta com 495 pessoas. Como regra, os procedimentos são agendados por ordem de atendimento, mas a gravidade do quadro do paciente é considerada. Neste caso, por critério do médico. Já para os pacientes que optaram por realizar a cirurgia em Rosário do Sul, a fila de espera conta com 96 pacientes.
O serviço ofertado conta com profissionais qualificados, equipamentos de ponta e técnicas modernas. O procedimento traz um alívio a população em poder fazer tudo no próprio município, sem a necessidade de se deslocar para outra cidade.
O prefeito Ronnie Mello destaca a importância do serviço. “Cuidar da saúde da visão dos pacientes é devolver a eles a chance de ver as coisas, de ver o mundo, de enxergar as pessoas que amam. Não é apenas um investimento. Trata-se um ato de amor ao próximo", diz.
Deixe seu comentário