URUGUAIANA JN PREVISÃO

Saúde

Município registra baixa procura pelos métodos de vasectomia

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece cirurgias de vasectomia e todos os estados brasileiros possuem estabelecimentos para a realização. O serviço de saúde não oferece a cirurgia de reversão. Em Uruguaiana, desde 2022 foram realizadas cinco cirurgias de vasectomia pelo SUS. A baixa procura seria um dos motivos do número reduzido de procedimentos, segundo a secretaria adjunta de Saúde, Suziele Pivetta.

Para solicitar o procedimento é necessário procurar a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro e expressar a vontade de utilizar um método definitivo de planejamento familiar.

Na sequência, o paciente então é encaminhado para um especialista, que indica os exames pré-operatórios e orientações para a cirurgia. Como se trata de uma esterilização, os pacientes do SUS são submetidos a um questionário detalhado em um tempo de espera de 60 dias para refletirem sobre o assunto. Só depois desse prazo, se o homem continuar com a decisão, a cirurgia é agendada. Mantida a decisão e com o preenchimento dos critérios da legislação sobre planejamento familiar (Lei nº 9.263/1996), o usuário é encaminhado para consulta na Unidade Básica de Saúde. Com parecer médico favorável à realização do procedimento, a cirurgia pode ser agendada no serviço especializado.

Todos os encaminhamentos são feitos através das ESFs e o procedimento é fora domicílio, realizado na cidade de Alegrete.  O procedimento leva de 15 a 20 minutos e não há necessidade de internação. Após a cirurgia, é necessário utilizar outro método contraceptivo durante, pelo menos, 90 dias.

Nova Lei

A nova Lei nº 14.443, sancionada em 2 de setembro de 2022, reduz de 25 para 21 anos a idade mínima para realizar esterilização voluntária em homens e mulheres com capacidade civil plena.

O documento acaba com a exigência de autorização do marido ou da esposa para fazer procedimentos de laqueadura ou vasectomia. Segundo a Lei de Planejamento Familiar de 1996, a esterilização dependia do consentimento expresso de ambos os cônjuges.

Essa nova legislação entrou em vigor em março de 2023.

Paso de Los Libres restringe venda de gasolina para brasileiros Anterior

Paso de Los Libres restringe venda de gasolina para brasileiros

Católicos se preparam para Romaria Diocesana Próximo

Católicos se preparam para Romaria Diocesana

Deixe seu comentário