Influenza A
Município registra morte de uma criança de um ano
imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O município de Uruguaiana já soma 323 casos de infecções respiratórias
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, no final da tarde desta segunda-feira, 10/7, a morte de uma criança de um ano, causada pelo vírus da Influenza A. A criança faleceu no último dia 4 e a morte estava sob análise. Em 2023, Uruguaiana já tinha registrado um óbito por Influenza B.
De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Saúde nesta segunda-feira, 10/7, o município já soma 323 casos de infecções respiratórias. São 149 casos de infecção pelo vírus influenza A, 59 casos por influenza B e 24 casos de influenza A H1N1. Por vírus sincicial respiratório são 91 casos identificados.
O boletim aponta ainda que houve três hospitalizações por influenza A, sete por influenza B, uma por influenza A H1N1 e 26 por vírus sincicial respiratório.
De acordo com o Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU), este início de julho apresenta um aumento nas hospitalizações pediátricas de 260%, quando comparado com o mesmo período do ano passado.
Entre 1º e 6 de julho de 2022 a Santa Casa teve cinco crianças internadas, enquanto neste ano foram 18 neste mesmo período. No entanto, o HSCU não informou quantos dos pacientes foram hospitalizados em razão de doenças respiratórias. Atualmente, dos nove pacientes internados, sete são em decorrência de doenças respiratórias.
A idade das crianças internadas varia entre quatro meses e um ano. Até o momento somente um paciente precisou ser transferido para outro município em decorrência de pneumonia.
Emergência
Na última semana, o governo do Estado decretou emergência em saúde pública em todo o território do Rio Grande do Sul para fins de prevenção e de enfrentamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças. O estado de emergência terá a vigência de 90 dias, podendo ser prorrogado conforme evolução dos indicadores epidemiológicos.
A decisão foi baseada em dados epidemiológicos e estressamento da rede de saúde, que apontam o aumento das internações e agravamento das síndromes gripais.
Em Uruguaiana, três postos de saúde trabalham com terceiro turno atendendo até às 20h – o do bairro União das Vilas, Policlínica e Cabo Luiz Quevedo. Além disso, a comunidade dispõe de atendimento 24h na UPA e Pronto Socorro da Santa Casa de Caridade.
Vacinação
As vacinas – tanto contra a influenza quanto contra a covid-19 – também seguem disponíveis em todos os postos de saúde. Para ter acesso basta apresentar um documento com foto, cartão do SUS e cartão de vacina.
Neste ano, desde o início da Campanha Nacional de vacinação contra influenza, em abril, o município vacinou 45,92% da população alvo, o que corresponde a 32.634 doses aplicadas. O número ainda é baixo, visto que não chegou nem na metade da população.
Os horários de aplicação são das 8h às 11h e das 14h às 17h. Neste mês a Secretaria de Saúde informa que não haverá vacinação noturna na Policlínica, como havia sido feito no mês de junho.
Covid-19
No total, desde o início da pandemia já foram contabilizados 33.147 casos e 500 óbitos. Em 2023, Uruguaiana já registrou 809 casos pela doença e 45 internações. Os casos novos somam sete. No momento não existem pacientes hospitalizados, conforme o boletim epidemiológico da semana 27/2023, atualizado em 10/7.
O município segue com a vacinação contra covid-19, no total já foram imunizadas 294.802 com o imunizante monovalente. Com a bivalente já foram aplicadas 16.513 doses. Assim como a vacinação contra influenza, para covid-19 também é possível se vacinar em todos os postos de saúde do município e na Rodoviária Central.
Deixe seu comentário