Mês que vem
Nova etapa do Projeto Municipal de Castração gratuita inicia em janeiro
A alta taxa reprodutiva de cães e gatos contribui ao longo dos anos para o descontrole populacional destes animais no município, tanto nas residências, quanto nas vias públicas, sendo que este segundo é o que mais preocupa as autoridades.
Para evitar acidentes relacionados a estes animais, como atropelamentos, proliferação de doenças e abandono, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, por meio do seu Departamento de Bem-Estar Animal, instaurou o Programa Municipal de Castração. O projeto, ativo desde 2017, visa solucionar estas problemáticas através do controle populacional de cães e gatos em situação de rua por via de castração, para que posteriormente os animais sejam adotados.
Este processo que já é realizado por clínicas veterinárias credenciadas à Secretaria entrará em uma nova etapa a partir de janeiro.
Segundo a secretária adjunta da pasta, Sheila Ripoll, a partir do dia 6/1, a Secretaria vai receber inscrições para as castrações com o uso do castra móvel. "O veículo adquirido pela Secretaria foi danificado em um acidente ocorrido em novembro quando era trazido para Uruguaiana. O novo veículo chegará em breve e ao ser colocado em uso vai agilizar o atendimento a demanda existente", explicou Sheila.
As inscrições para nova etapa do programa serão feitas junto as Estratégias da Saúde da Família (ESF), conforme cronograma que será anunciado periodicamente. Na etapa de janeiro as inscrições iniciarão por postos que serão instalados pela Secretaria de Meio Ambiente nas ESFs Rui Ramos, União Ramos, Santo Antônio (Cabritas) e Mascarenhas de Moraes.
Em fevereiro serão contempladas outras três áreas da cidade.
Deixe seu comentário