Mais facilidade
Novo estacionamento rotativo inicia em dezembro
A nova empresa responsável pelo estacionamento rotativo de Uruguaiana dará início as operações no dia 11 de dezembro. A responsável pelo novo modelo é a Rek Parking estacionamentos, de Caxias do Sul, vencedora da licitação. As informações são da Secretaria de Municipal de Administração.
O total de vagas será de 1 292 vagas, sendo 972 vagas normais pagas, 36 vagas de idoso isentas, 19 vagas para pessoas com deficiência de locomoção isentas e 254 vagas de motos, que também são isentos e 11 vagas para estacionamento de carga e descarga.
A gestão do Sistema de Estacionamento Rotativo Pago (Serp) terá como premissa a facilidade da aquisição do tíquete, rotatividade, fiscalização e a transparência dos dados relativos ao sistema. Estas premissas estão alinhadas com o objetivo do Serp que é o uso compartilhado do estacionamento público no interesse da circulação geral dos veículos.
O sistema a ser implementado no município deverá contemplar um número significativo de tecnologias representativas de aquisição de tíquetes, que se comunique entre elas em tempo real e que interajam, também em tempo real, com o sistema de fiscalização e controle de arrecadação.
Os usuários deverão pagar antes da utilização do estacionamento, ou seja, o usuário estaciona seu veículo em uma vaga e imediatamente realiza o pagamento, proporcional ao tempo utilizado, através das plataformas disponíveis. Caso o usuário não realize tal procedimento, o mesmo estará sujeito a uma tarifa de Aviso de Irregularidade e Aviso de Infração de Trânsito, conforme disposto no Decreto Municipal nº 406, de 7 de agosto de 2020.
As plataformas que deverão ser disponibilizadas para pagamentos dos tíquetes de estacionamento serão, no mínimo as seguintes: pontos de vendas fixos (parquímetros Multivagas), aplicativo para telefone inteligente, web. Estas plataformas de pagamento deverão interagir em tempo real com o sistema de gestão e não permitir o pagamento para utilização de uma mesma vaga por um mesmo usuário (veículo) por mais de duas horas, conforme definido na Lei Municipal nº 4.848, de 20 de novembro de 2017. A fiscalização da utilização das vagas de estacionamento privilegiará a automação através da utilização de sensores de presença de veículos nas vagas.
“O novo sistema a ser disponibilizado trará mais agilidade na aquisição de créditos e facilitará a vida dos cidadãos e turistas que visitam o município”, explica o secretário de Administração, Elton Rosa Melo. A expectativa é de quem em breve iniciem os procedimentos para instalação da nova plataforma.
Farão parte do Serp, ambos os lados, das seguintes vias públicas: I – Rua 13 de Maio, trecho compreendido entre as Ruas Monte Caseros e Santana; II – Rua 15 de Novembro, trecho compreendido entre a Rua João Manoel e a Avenida Presidente Getúlio Vargas; III – Avenida Duque de Caxias, trecho compreendido entre as Ruas João Manoel e Dr. Maia; IV – Rua Domingos de Almeida, trecho compreendido entre a Rua João Manoel e a Avenida Presidente Getúlio Vargas; V – Rua General Câmara, trecho compreendido entre a Rua João Manoel e a Avenida Presidente Getúlio Vargas; VI – Rua 7 de Setembro, trecho compreendido entre a Rua Tiradentes e a Avenida Presidente Getúlio Vargas; VII – Avenida Flores da Cunha, trecho compreendido entre a Rua Tiradentes e a Avenida Presidente Getúlio Vargas; VIII – Rua João Manoel, trecho compreendido entre as Ruas 15 de Novembro e General Câmara; IX – Rua Monte Caseros, trecho compreendido entre as Ruas 13 de Maio e General Câmara; X – Rua Bento Martins, trecho compreendido entre a Rua 13 de Maio e a Avenida General Flores da Cunha; XI – Rua Tiradentes, trecho compreendido entre a Rua 13 de Maio e a Avenida General Flores da Cunha; XII – Rua Santana, trecho compreendido entre a Rua 13 de Maio e a Avenida General Flores da Cunha; e XIII – Avenida Presidente Getúlio Vargas, trecho compreendido entre as Ruas 15 de Novembro e Avenida General Flores da Cunha.
Deixe seu comentário