URUGUAIANA JN PREVISÃO

Saúde mental

Pela primeira vez, município realizará a campanha 'Janeiro Branco'

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Uruguaiana é mais um dos municípios que se soma à campanha mundial do Janeiro Branco, em atenção à saúde mental. Esta será a primeira participação do município na campanha que se desenvolve há mais de dez anos em todo o mundo. Segundo a secretária de Saúde, Lílian Stumm, esta campanha é dedicada a colocar os temas da saúde mental em evidência na sociedade, chamando a atenção dos indivíduos e das instituições sociais para as necessidades e as importâncias subjetivas, mentais e emocionais dos seres humanos. "Esta é uma campanha dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos. Também se pretende sensibilizar os poderes constituídos sobre a importância de pensar políticas públicas e projetos estratégicos em relação à saúde mental", explicou a secretária.

Em Uruguaiana, a Saúde Mental busca aproximar os serviços que compõe a rede de atenção psicossocial por meio de ações conjuntas e do apoio matricial, contando com 17 psicólogos e quatro psiquiatras no seu quadro de funcionários, divididos nos três serviços especializados oferecidos: CAPS II, CAPS AD II e Ambulatório de Saúde Mental.

A programação da campanha inclui uma "Blitz", nesta quarta-feira, 15/1, a partir das 9h, na Praça Barão do Rio Branco. Além disso, haverá, de 20 a 24/1, grupos locais distribuídos pela cidade com temáticas em relação à ansiedade e depressão. O encerramento da campanha será com palestra aberta ao público sobre promoção da Saúde Mental. O local ainda será definido.

CAPSII Asas da Liberdade

É um serviço criado para diminuir gradativamente as internações psiquiátricas promover a inserção dos usuários no convívio familiar e social. O projeto do CAPS "Asas da Liberdade" de Uruguaiana se efetiva por meio de uma equipe multidisciplinar, que conta com trabalhadores sociais, que além de suas especialidades se propõem a atuar dentro de uma relação terapêutica mais próximo do usuário e familiar.

Atende pessoas maiores de 18 anos, com transtornos mentais graves e persistentes, sob coordenação da terapeuta ocupacional Sanandria Bachinscki. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira das 8h às 18h e está localizado na rua Presidente Vargas, nº 2948. Mais informações pelo telefone 3911-3030.

CAPS AD II Álcool e Drogas

Presta serviço a todas faixas etárias, especializado em pessoas com transtornos gerados pelo uso de álcool e outras drogas, sob coordenação de Jeferson Ferreira. O horário de atendimento de segunda à sexta-feira das 8h às 18h e está localizado na rua Sete de Setembro, nº 1496. Mais informações pelo 3911-3067.

Ambulatório de Saúde Mental

O Ambulatório é um serviço multiprofissional composto por médico psiquiatra, médico clínico, psicólogos, psicopedagogo, fonoaudiólogo, e outros profissionais que atuam no tratamento de pacientes que apresentam transtornos mentais. Esses serviços devem prestar atendimento integrado e multiprofissional por meio de consultas, sob coordenação da psicóloga Fabrina da Maia. O horário de atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, na rua Presidente Vargas, nº 2948. Mais informações pelo 3911-3030. 

Inscrições para o I Bike Tour terminam nesta quinta-feira Anterior

Inscrições para o I Bike Tour terminam nesta quinta-feira

Motoristas ainda têm desconto para pagamento antecipado do IPVA Próximo

Motoristas ainda têm desconto para pagamento antecipado do IPVA

Deixe seu comentário