URUGUAIANA JN PREVISÃO

Pesquisadores

Pesquisadores do DDPA palestram em evento em Uruguaiana

Divulgação CRMV imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Bruno Dall Agnol foi um dos palestrantes do evento.

Uma discussão sobre a Saúde Única no contexto das zoonoses foi tema de evento na última sexta-feira, 22/9, em Uruguaiana. Dois pesquisadores do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), palestraram sobre a Esporotricose Animal e a Febre Maculosa.

O evento foi organizado pela Sociedade Uruguaianense de Médicos Veterinários (Sumeve) e pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS (CRMV-RS) e faz parte do ciclo de palestras do programa Atualiza CRMV-RS, que está acontecendo em diversas cidades gaúchas.

“A Esporotricose Animal e suas implicações na Saúde Única” foi o tema abordado por Flávio Silveira do Laboratório de Biologia Molecular (LBM) do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal Desidério Finamor (IPVDF). O evento também contou com a palestra de Bruno Dall’Agnol, do LBM/IPVDF, que abordou o tema “A Febre Maculosa Brasileira e os diferentes cenários epidemiológicos no Brasil”. 

Segundo Dall’Agnol, a Febre Maculosa Brasileira e a Esporotricose são doenças emergentes e negligenciadas que devem ser abordadas no contexto da Saúde Única, por serem zoonoses que envolvem a saúde humana, animal e do meio ambiente. “A degradação ambiental e a falta de um diagnóstico e tratamento corretos são fatores que contribuem para o aumento do número de casos, sendo necessária uma maior comunicação entre todos os profissionais da saúde”, relata o pesquisador.

O presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira, e a presidente da Sumeve, Gisele Rolim Korzeniewicz, foram os mediadores das palestras. O evento foi alusivo à comemoração do Dia do Médico Veterinário e aos 40 anos da Sumeve.

DNIT alerta para interdição total da ponte sobre o arroio Bossoroca, na BR-290/RS Anterior

DNIT alerta para interdição total da ponte sobre o arroio Bossoroca, na BR-290/RS

Unipampa e prefeitura desenvolvem projeto de avaliação e diagnóstico Próximo

Unipampa e prefeitura desenvolvem projeto de avaliação e diagnóstico

Deixe seu comentário