URUGUAIANA JN PREVISÃO

Arborização + Segura

Programa da RGE planta 350 árvores em Uruguaiana

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Rio Grande Energia (RGE), concessionária responsável pelo serviço de distribuição de energia elétrica em vários municípios do Rio Grande do Sul, iniciou, neste mês de junho, o projeto de embelezamento seguro de ruas e avenidas de Uruguaiana. Através do Programa Arborização + Segura, realizado em parceria com a prefeitura de Uruguaiana, ocorre o plantio de 350 mudas adequadas ao ambiente urbano, de forma que não afetem a rede elétrica ou coloquem em risco a população,

Além disso, são realizadas as substituições gradativas de árvores, com o objetivo de garantir a segurança dos cidadãos, das instalações e o reordenamento da arborização urbana. As ações ocorrem na Avenida Setembrino de Carvalho, Praça Anita Garibaldi, bairros União das Vilas, Cabo Luís Quevedo, Cidade Nova e João Paulo. A RGE ampliou os investimentos para 2022 do Programa Arborização + Segura, para R$ 2,2 milhões. Em 2021 foi investido R$ 1,8 milhão nas ações do projeto entre os mais de 26 Municípios que fazem parte do Programa.

A RGE disponibiliza as espécies adequadas as e equipes técnicas do poder público municipal direcionam o planejamento e implementação dos novos exemplares. Em áreas afastadas da rede de energia elétrica são criados espaços amplos de recomposição florestal com espécies de grande porte. Foram priorizadas espécies de menor porte nos locais próximos à rede de energia elétrica, como Ipê Amarelo, Camélia, Canudo de Pito, Quaresmeira Roxa, Extremosa, Manacá da Serra, Ipê da Várzea, Escova de Garrafa e Araçá.

A distribuidora identifica espécies arbóreas que se enquadram no perfil crítico para risco de interferência e em desacordo com as infraestruturas urbanas, em cada município, e apenas são substituídos os exemplares autorizados pelo poder público municipal. As equipes da RGE realizam a substituição da árvore, bem como a destoca e o conserto da calçada. A RGE ainda alertou para que a população se conscientize em relação ao porte das árvores plantadas em vias públicas principalmente próximas a rede elétrica, por conta própria.

O Programa Arborização + Segura traz, também, benefícios como sombreamento e melhor controle da temperatura urbana, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição visual.


Mais de 40 pessoas já foram retiradas de casa Anterior

Mais de 40 pessoas já foram retiradas de casa

Prazo para licenciamento de veículos encerra na quinta-feira Próximo

Prazo para licenciamento de veículos encerra na quinta-feira

Deixe seu comentário