Uruguaiana iniciou nesta quinta-feira, 11/8, a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais com comorbidades. A medida municipal teve início após a Secretaria Estadual de Saúde (SES) optar pela liberação no estado do Rio Grande do Sul na quarta-feira, 10/8.
Nesta sexta-feira, 12/8, as aplicações acontecerão em todos os postos de saúde da cidade, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Nas unidades do interior ocorrerá conforme horário de cada unidade de saúde.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para receber o imunizante, a pessoa deve ter completado intervalo de quatro meses da terceira dose. Além disso, junto aos documentos necessários a pessoa também deve apresentar comprovante da comorbidade ou receituário de medicamento contínuo ou laudo ou exames.
Poderão buscar pelo imunizante pessoas com Diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Grave (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonate e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta; dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas; Doença renal crônica; imunocomprometidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Síndrome de Down; e Cirrose hepática.
Demais grupos
A primeira dose contra a covid-19 estará disponível para pessoas a partir de três anos de idade. A segunda dose será aplicada mediante prazo estipulado no cartão. Já a terceira dose será para pessoas a partir de 12 anos com intervalo de quatro meses da dose anterior - 2ª dose ou dose única da Janssen. Todas as três vacinas estarão disponíveis em todos os postos de saúde do município.
Assim como as demais vacinas, a quarta estará disponível em todos os postos de saúde. Além do grupo com comorbidades, poderão se vacinar pessoas com 40 anos ou mais e trabalhadores da saúde de qualquer idade com intervalo de quatro meses da 3ª dose ou primeiro reforço.
As vacinas destinadas às gestantes e puérperas com até 45 dias pós-parto e segunda dose para adolescentes e crianças do esquema do laboratório Pfizer estarão disponíveis apenas no Posto Central.
Para receber qualquer dose do imunizante será preciso apresentar Cartão do SUS, documento com foto e comprovante de vacinação das doses anteriores. Menores de 12 anos deverão estar em posse da caderneta de vacinação. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
Deixe seu comentário