Turismo
Rio Grande do Sul participa pela primeira vez do Rio2C 2023
Setur RS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Encontro apresenta exposições, palestras e painéis abordando as principais temáticas da indústria criativa.
Pela primeira vez, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), está participando do Rio2C, considerado o maior evento de inovação e criatividade da América Latina. Até o próximo domingo, 16/4, no Rio de Janeiro, a feira apresenta exposições únicas de conteúdos, organizados em palestras e painéis abordando as principais temáticas da indústria criativa.
O Rio Grande do Sul participa com o propósito de captar e promover produções cinematográficas para o Estado. Ter a cultura, espaços e valores gaúchos expostos nas telas de cinema e TV impacta diretamente na economia, geração de emprego, renda e qualidade de vida. Além disso, reforça a autoestima do povo gaúcho, orgulhoso de suas origens e belezas naturais.
Nos últimos anos, o Rio Grande do Sul proporcionou cenários para diversas novelas e filmes, como A Casa das Sete Mulheres, O Tempo e o Vento, Chocolate com Pimenta, O Quatrilho e Além do Tempo. As produções reforçam a identidade cultural gaúcha e promovem o avanço do turismo nas diversas regiões do Estado.
O diretor de Canais da programadora Box Brazil, Ramiro Paiva de Azevedo, cita a importância do evento para a empresa, que participa do Rio2C desde 2012. “Nosso intuito é fazer contatos com produtoras de todo o Brasil e fechar projetos de séries, filmes e curtas”, disse. “O Rio2C apresenta diversas oportunidades, principalmente de locação, que é a forma como o turismo vai se fazer ver e despertar interesse do público do país inteiro.”
Somente no espaço do Rio Grande do Sul, já foram feitas mais de 200 reuniões de negócios para impulsionar as produções cinematográficas e as regiões que fomentam o turismo no Estado. Os encontros favorecem o desenvolvimento da indústria criativa e as perspectivas de novas filmagens em terras gaúchas.
Em 2022, o Rio2C contou com mais de mil convidados, entre executivos, players, cientistas, profissionais de mídia e artistas nacionais e internacionais. Este ano, o evento pretende superar as expectativas, apresentando uma feira com imersão em temas atuais e relevantes do mercado. Ao longo dos seis dias, são esperadas pelo menos 40 mil pessoas no evento.
Deixe seu comentário