Marca histórica
Rio Uruguai atinge nível mais alto desde 2017
O nível do Rio Uruguai segue crescendo em Uruguaiana e no início da noite desta sexta-feira, 20/10, atingiu o nível mais alto desde 2017, com 10 metros acima do nível do normal, segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal.
O maior registro de 2023 havia sido constatado no último mês de setembro quando foi constatado 9,78m. Desta forma, nesta semana o prefeito Ronnie Mello (PP) decretou situação de emergência no município, após uma reunião com a Defesa Civil.
Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Paulo Wouters, 367 pessoas precisaram deixar as suas casas em decorrência da enchente. A cidade registra oito famílias desabrigadas, que totalizam 26 pessoas. Elas foram conduzidas aos Centros Esportivos Zona Leste e Nova Esperança onde recebem o suporte necessário por parte da Prefeitura e Defesa Civil. Sete famílias no Zona Leste e uma no Nova Esperança.
“Os altos volumes de chuvas têm causado muitos transtornos na região sul em 2023. A ação é mais uma que visa dar segurança a essas pessoas para que elas não fiquem desassistidas em momento algum enquanto não puderem retornar aos seus lares”, declaro o prefeito Ronnie Mello.
Os desalojados representam 82 famílias, que totalizam 341 pessoas. O grupo está na casa de parentes ou conhecidos. No total, 90 famílias estão fora de casa. Tanto desabrigados e desalojados recebem o apoio da Prefeitura, Defesa Civil e Exército Brasileiro.
A Defesa Civil pede para que as famílias que estão na zona ribeirinha solicitem a retirada dos seus pertences antes que a água invada seus lares, visto que a projeção é de que o Ri Uruguai siga crescendo.
Em caso de dúvidas, informações e emergências os telefones para contato são o 3414-0000 da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural (Semiur), 199 - Defesa Civil e 153 da Guarda Civil Municipal.
Deixe seu comentário