Urgência e emergência
Santa Casa apresenta projeto em parceria com o hospital Sírio Libanês
Na sexta-feira, 17/11, foi realizada a palestra do “Projeto Lean nas Emergências", realizada na Unopar/Uruguaiana e promovida pelo Hospital Santa Casa. O Lean nas Emergências é um Projeto do Ministério da Saúde executado de forma colaborativa pelo hospital Sírio-Libanês (HSL), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), com o objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.
Através da exposição dos profissionais do Hospital, que compõem o grupo de representantes do projeto, foram apresentados os resultados já obtidos com o projeto LEAN nas Emergências. O alvo eram todos os entes envolvidos no hospital, equipe multiprofissional e parceiros, além de representantes das universidades Unopar e Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e do Senac.
Os representantes (consultores) do Hospital Sírio Libanes, que estiveram presencialmente nos últimos seis meses no hospital e estarão no próximo semestre, remotamente, são o Dr. Rene Ohtani e a engenheira Andressa Santos.
O projeto
A iniciativa teve início em agosto de 2017 com o HSL, quando atuou em seis instituições públicas de saúde, no chamado Ciclo 0 do projeto, no qual os hospitais foram treinados e apoiados na implementação de melhorias para garantir eficiência nos processos. No início de 2022, o projeto encerrou o 5º Ciclo, totalizando 128 instituições públicas e filantrópicas atendidas.
O projeto ganhou reforços em 2022 e passa a atuar no modelo colaborativo com a adesão da BP e HMV. Até o fim de 2023 a meta é atender até 160 hospitais do sistema público de saúde.
As indicações para participação no projeto acontecem em ciclos, a cada seis meses, e são um consenso entre Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Estado de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e aprovados nas CIB’s estaduais.
Para executar este projeto, os hospitais de excelência contam com uma equipe altamente especializada, composta de médicos e especialistas em processos. Após a seleção dos hospitais tem se início a fase de implementação, na qual uma dupla de profissionais realiza visitas presenciais quinzenais aos hospitais participantes para capacitar as equipes, identificar oportunidades e implementar ações de melhoria. Essa fase tem a duração de seis meses, em média, e após o término desse período, o hospital é acompanhado por mais 12 meses para a sustentação dos resultados.
Deixe seu comentário