URUGUAIANA JN PREVISÃO

Em 2023

Superendividamento lidera problemas no Procon de Uruguaiana

Em 2023 um dos principais problemas enfrentados pelo Procon Uruguaiana foram em relação ao superendividamento, ou seja, cada vez mais as pessoas estão contraindo dívidas através de consignados, empréstimos e financiamentos e não estão conseguindo quitá-los.

O órgão destaca que a maioria das pessoas utiliza de mais de um meio para solicitar dinheiro. “O consignado já sai descontado, mas as pessoas estão pegando todo o valor até o percentual máximo que é 35% e no restante ainda estão recorrendo as financeiras de pequeno porte para o crédito pessoal.  É notório que existem empresas que estão emprestando dinheiro para negativados, como o crédito pessoal e quanto mais facilidade maiores são os juros”, destaca o diretor do Procon Uruguaiana, André Recalt.

Outro ponto a ser destaco é para o fato dos juros abusivos cobrados por grandes empresas, que nestes casos precisam ser encaminhados para o judiciário. Segundo a instituição, existem empresas que chegam a cobrar 27% ao mês.

Em relação ao tipo de público que mais procura pelos serviços, André revela que “a grande parte das pessoas são idosas, e recorrem a empréstimo para socorrer terceiros, como um filho, um neto ou um irmão. Na grande parte dos casos não é em benefício próprio, o que é preocupante”.

A compra de carros em revendas também foi um dos destaques de reclamações neste ano, “em decorrência do preço e das condições para se comprar um carro zero quilometro, muitas pessoas estão recorrendo a empresas de porte menor, como as revendas”, explica André. Os problemas neste sentido envolvem questões relacionadas a garantia dos veículos. 

Segunda parcela do décimo deve ser paga até o dia 20 Anterior

Segunda parcela do décimo deve ser paga até o dia 20

Crianças nascidas sem vida em Uruguaiana podem ter nome registrado Próximo

Crianças nascidas sem vida em Uruguaiana podem ter nome registrado

Deixe seu comentário