Homem condenado por tentativa de homicídio contra brigadianos
Suba
Tarifas de água e esgoto terão reajuste de 14,58% a partir de setembro

divulgação - O índice leva em conta a variação do IGP-M entre junho de 2024 e maio de 2025
A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) homologou o reajuste anual das tarifas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e serviços complementares em Uruguaiana. A medida, prevista na Resolução Decisória RED nº 822/2025, determina que a BRK Ambiental aplique um reajuste de 14,58% a partir de setembro deste ano.
O índice leva em conta a variação do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), entre junho de 2024 e maio de 2025, além de uma parcela remanescente desde 2021 e da revisão extraordinária do contrato de concessão.
Segundo a BRK, para a maioria dos clientes, o reajuste representará um acréscimo médio de R$ 13 na conta de água e de R$ 9,10 na fatura de esgoto. A nova tabela tarifária estará disponível no site da concessionária (www.brkambiental.com.br) a partir de setembro.
Tarifa Social continua válida
O benefício da Tarifa Social permanece vigente, independentemente do reajuste. Implantado desde o início da concessão, o programa oferece desconto de até 50% na primeira faixa de consumo (de 0 a 10 m³) para famílias enquadradas nos critérios da categoria residencial.
O benefício está garantido pelo Art. 1º do Anexo II do Regulamento dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Uruguaiana, conforme a Resolução Normativa REN nº 66/2022 da Agergs.
Segundo a gerente de operações da BRK em Uruguaiana, Márcia Araújo, o reajuste segue rigorosamente o que está previsto no contrato: “Em Uruguaiana, o índice oficial de inflação anual previsto é o IGP-M. O percentual de 14,58% reflete a variação do índice, a recomposição de valores pendentes e a revisão extraordinária do contrato de concessão.”
Deixe seu comentário