Uruguaiana participou de missão em Portugal
No final do mês de outubro, Uruguaiana foi inserida na segunda fase do Projeto InovaJuntos - Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade, e participou de uma capacitação em Brasília com os representantes dos municípios portugueses. O programa realizou entre os dias 11 a 15 de dezembro de 2023, em Portugal, a Missão de Cooperação Técnica.
O município de Uruguaiana foi contemplado, sendo representado neste período pela supervisora de cultura, Maíza Jacques, em que pôde conhecer os projetos do Orçamento Participativo Jovem, nos municípios de Cascais e Valongo. A missão foi finalizada em Oeiras, onde os grupos apresentaram o que foi vivenciado durante a viagem e as ideias que levariam para os seus respectivos municípios. Além disso, a viagem teve um cronograma de palestras e troca de conhecimentos entre os representantes das cidades. Os custos de deslocamento, hospedagem e alimentação foram custeados pelo projeto.
"Em Cascais e Valongo, tivemos a oportunidade de conhecer as práticas desenvolvidas nas áreas do programa. Em Valongo, debatemos sobre o funcionamento da Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto (A LIPOR). Foi uma imersão incrível e satisfatória, em que trouxemos inúmeras ideias para Uruguaiana." completa a supervisora de Cultura.
O programa
O InovaJuntos é executado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), com o apoio financeiro da União Europeia (UE). O projeto trabalha a vocação e a inovação em vinte municípios/consórcios públicos brasileiros que fazem pares com doze municípios/territórios portugueses e oito municípios latino-americanos e também trabalhará os seguintes temas transversais: equidade de gênero, boa governança, sustentabilidade ambiental, inovação, democracia local e participação social e crianças e jovens.
A Missão é parte das atividades previstas pela iniciativa, em continuidade às atividades de cooperação em vigor entre os municípios/consórcios brasileiros, portugueses e latino-americanos e tem como objetivo aprofundar os acordos de cooperação em andamento, ampliar os contatos entre as pessoas e instituições, tendo em vista a visibilidade de suas práticas, ao intercâmbio de saberes e soluções inovadoras para desafios vivenciados pelos municípios. Durante o período da missão os contemplados serão acompanhados por especialistas, que realizarão o diagnóstico vocacional participativo.
Deixe seu comentário